Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão / INCLUSÃO SOCIAL

12 de Junho de 2019 13h10

Técnicas aprendidas no curso do programa Qualifica 300 já são colocadas em prática no Pedregal

CAROLINA MIRANDA

José ferreira

Arquivo

As novas técnicas aprendidas pela aluna Viviane Siqueira Santana, durante o curso de Bolos, Salgados e Pães, do projeto Qualifica 300 - Edição Mulher, no bairro Pedregal, em Cuiabá, já estão sendo colocadas em prática com mais conhecimento e habilidades adquiridas em mais de 160 horas/aula, sendo ministradas de segunda a sexta-feira por um instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), na Unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região.

O curso foi idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro e coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh), em parceria com o Senac. 

Apesar de já ter feito vários cursos anteriormente na área de produção de alimentos, Viviane Siqueira Santana conta que sempre tem algo novo a aprender. Seja uma técnica ou até mesmo dicas que são trocadas entre as alunas durante o curso. A sua rotina não é fácil. Teria tudo para ficar no comodismo e não procurar outros cursos de qualificação.

Além de dona de casa, mãe da pequena Alice, esposa e já trabalhar com serviços de beleza como cabelereira e manicure, Viviane não para, quer sempre algo a mais para agregar e melhorar a renda no final do mês.  “Encerro mais esse aprendizado com muita satisfação. Estou muito feliz com o resultado. Estou aberta para encomendas. Posso garantir que quem comprar uma vez um bolo, ou salgados feitos por mim, vão se tornar clientes fidelizados. O meu muito obrigado a primeira-dama Márcia Pinheiro e a Prefeitura de Cuiabá por nos dar essa rica oportunidade de melhorar ainda mais como pessoa e ainda ter uma renda maior ao final do mês”, salientou.

Outro caso de sucesso é da aluna Célia Maria. Com o aprendizado obtido no curso Qualifica 300, já abriu seu próprio negócio. Ela que já vendia tapiocas, com as novas técnicas de salgados ampliou o comércio. “Só posso dizer muito obrigada. Além do novo aprendizado descobri uma Célia que estava adormecida. Hoje sou mais otimista e feliz”, declarou.

Com vasta experiência na prática, a professora Eliete Mendes trabalha com venda de salgados há mais de 10 anos, juntamente com seu esposo na garagem de sua residência, bem próximo à unidade do Cras. De acordo com dona Eliete, não existe maior satisfação do que poder saber passar para o outro algo que se tem o conhecimento e com resultados exitosos. “Fico muito feliz em encerrar uma nova turma com 100% de aproveitamento. Basta ter amor e carinho pelo trabalho que o sucesso é garantido. A qualidade do produto será a principal marca do serviço com toda certeza. Vale a pena o investimento”, salientou.

Mesmo tendo sido um curso rápido para tanto conhecimento e diferentes tipos de receitas, mencionou o coordenador da Unidade do Pedregal, Edilson de Carvalho, sem dúvida alguma o aproveitamento delas foi de 100%. “Estou muito satisfeito com o resultado. Espero que elas agora possam contribuir e repassar para outras mulheres que não tiveram a chance de fazer o curso. Apesar do pouco tempo de curso, já é visível que o aproveitamento será de 100%. Estão todas com boas expectativas, pois a oportunidade de melhorar a renda familiar foi assegurada pela professora que conhece muito bem o ramo”, esclareceu o coordenador.

Ao longo deste ano, serão ofertados cursos nas mais diversas áreas nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), tendo como principal objetivo de profissionalizar a comunidade, nesse caso do projeto Qualifica 300, a edição está toda voltada para as mulheres, capacitando-as para o mercado de trabalho.