Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

07 de Junho de 2016 15h22

Sugestão de Pauta – Servidores participam de manifestação nacional em defesa da Assistência Social

Secretaria de Governo e Comunicação

Os servidores da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá participam na manhã desta quarta-feira (8) da “Mobilização Nacional em Defesa do SUAS, Retrocesso NÃO", que vai ocorrer em diversas cidades do país.

A mobilização tem o objetivo de defender o Sistema Único da Assistência Social (Suas) no país e exigir a recriação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que se fundiu ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. A fusão pode impactar na vida dos usuários da rede sócio-assistencial e até dos municípios, devido à transferência da gestão de alguns programas sociais e até ao corte de beneficiários.

Um exemplo é o programa Bolsa Família que, conforme já anunciado pela União, deve ser reduzido e gerenciado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Somente em Cuiabá, aproximadamente 22 mil famílias são beneficiárias do programa.

Também faz parte da pauta de mobilização a exigência do fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social, bem como a manutenção do financiamento da Política de Assistência Social pela União, Estados e Municípios, cujos repasses não vêm ocorrendo. Em Cuiabá, o atraso já soma  R$ 1,6 milhão.

Serviço

Assunto: Servidores participam de manifestação nacional em defesa da Assistência Social

Data: 08 de junho (quarta-feira)

Horas: Das 9h às 12h

Local: Praça da República, em frente ao Palácio da Instrução