Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /
10 de Julho de 2012 16h37
Sugestão de Pauta: Seminário debate políticas públicas para pessoas com deficiências
A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá realiza na próxima quinta-feira, dia 12 de julho, a partir das 8 horas, o seminário ‘Políticas Públicas para Pessoas com Deficiências’. O evento será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso e irá reunir representantes de 21 instituições de defesa dos direitos das pessoas com deficiências, das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Secretaria Extraordinária para Copa do Mundo (Secopa), de Estado de Saúde, do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e também da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Cerca de duzentas pessoas são aguardadas para as discussões que irão auxiliar no processo de elaboração e implementação de políticas públicas que possibilitem a melhoria da prestação de serviços a essa demanda e, consequentemente, a qualidade de vida. Dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam 128.425 pessoas com algum tipo de deficiência permanente residentes na capital.
Para a secretária de Assistência Social de Cuiabá, Regina Kaizer, o seminário é um instrumento importante para a promoção do diálogo e todos os conselhos direitos foram convidados a participar. Ela cita ainda que a capital disponibiliza ainda 13 Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) que atuam com a oferta de cursos profissionalizantes, na promoção de atividades de cidadania, além do atendimento social com a acolhida e entrevistas; visitas domiciliares; concessão de benefícios eventuais, inserção em projetos sociais, acompanhamento das famílias e encaminhamentos diversos.
“Nós já temos muitos avanços no que tange à educação, mas os desafios são cotidianos. A acessibilidade e a prestação de serviços na saúde na assistência ainda figuram como grandes desafios. Sabemos as fragilidades, mas estamos em um momento de construção da política social no país e o trabalho precisa ser coletivo para suprir essas demandas”, pontua o gerente do Núcleo da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Assistência, Luiz Grassi.
Confira a programação:
9h – Palestra ‘’Suas e a Pessoa com Deficiência’
Palestrante: Adilson Reis, diretor de Gestão da Secretaria de Assistência Social (SMASDH)
9h30 – Palestra ‘Assistência da Saúde a pessoa com Deficiência
Palestrante: Euze Carvalho, da Secretaria Municipal de Saúde
10h – Palestra ‘Inclusão: Direito de Todos’
Palestrantes: Antonize Maria Bruno Ramirez e Maria Luiz Costa Marques, da Secretaria Municipal de Educação (SME)
10h30 – Debate
12h – Almoço
13h30 – Retorno das Atividades
14h – Palestra ‘Políticas Públicas e os Serviços de Saúde no CRICAD às Pessoas com Deficiência
Palestrante: Maria Helena Goes Campelo (professora da UFMT, membro da Comissão Permanente de Ética e Direitos Humanos do Conselho Regional de Serviço Social - CREES 20ª Região)
14h30 – Palestra “ A Pessoa com Deficiência: os Direitos e o acesso às políticas de proteção social
Palestrante: Elaine de Jesus Fomes do Nascimento Takahoschi – INSS
15- Palestra Acessibilidade
Palestrante: Rafael Detoni – Secopa
15h30 – Debate
17h – Encerramento