Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos / SUGESTÃO DE PAUTA

21 de Junho de 2024 11h10

Sugestão de pauta: Prefeito inaugura praça no bairro Campo Velho em homenagem a líder comunitário nesta sexta-feira (21)

Alessandra Marques

Luiz Alves

Arquivo

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entregará nesta sexta-feira (21) a Praça João Olímpio Valadares Lira, no bairro Campo Velho. A solenidade acontecerá às 18h30, no espaço localizado na Avenida Governador Pedro Pedrossian, paralela à Avenida Presidente Médici. A ação homenageará o líder comunitário João Lira, que atuou por anos na Associação dos Moradores do Bairro Campo Velho.

O espaço de lazer conta com iluminação LED, um parquinho para as crianças, academia ao ar livre, além de uma grande área arborizada.

João Olímpio Valadares Lira nasceu em Alto Paraguai, em 1949. Ainda jovem, mudou-se com seus pais para Cuiabá, onde permaneceu. João Lira, como era conhecido, foi militante e dirigente do movimento comunitário nos níveis municipal, estadual e nacional.

Considerado símbolo de uma era, o líder comunitário, além da atuação comunitária, era compositor, cantor e escritor. Escreveu em muitos veículos de comunicação inúmeros artigos sobre vários temas, especialmente os relacionados a movimentos populares. Ele foi presidente da Associação dos Moradores do Bairro Campo Velho e, na sequência, eleito com a maior votação proporcional, na época, para o comando da Federação Mato-Grossense de Associações de Moradores de Bairros (Femab). Como presidente da Femab, colocou em prática algumas ideias que eram consideradas "revolucionárias" para o período.

João Lira foi autor do livro “Associação de Moradores – Instrumento de Conquistas e Garantias de Direitos Sociais”, que chegou a ser incluído no acervo da Biblioteca Pública de Mato Grosso e da Biblioteca Nacional.

Serviço:

Agenda: Prefeito inaugura praça no bairro Campo Velho

Quando: 21/06 (sexta-feira)

Horário: 18h30

Local: Avenida Governador Pedro Pedrossian, paralela à Avenida Presidente Médici