Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

17 de Maio de 2016 16h59

Sugestão de Pauta – Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração de Crianças

Secretaria de Governo e Comunicação

Será realizada nesta quarta-feira (18), às 9 horas, na Praça Alencastro, em Cuiabá, uma ação de cidadania para marcar o Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes. A ação é parte da campanha “Faça Bonito”, lançada pela Prefeitura de Cuiabá com o objetivo de orientar a população para o combate ao abuso e à exploração infanto-juvenil na capital.

Durante a ação, o público terá informações sobre os serviços ofertados pela rede de proteção da Assistência, por meio dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), dos Centros de Referência e Assistência Social (CREAS).  Além disso, haverá atendimento médico e acesso a todo o material da campanha com orientações sobre erotização precoce, pedofilia, os perigos que podem surgir por meio da internet, bem como o que os pais devem fazer para prevenir o abuso sexual.

 A ideia é promover a ampla divulgação dos serviços prestados para garantia do direito da criança. Hoje estão disponíveis os telefones dos seis Conselhos Tutelares de Cuiabá,  o Disque 100 e o telefone 3653-5763 da secretaria de Assistência Social, para que sejam realizadas denúncias desses crimes. Somente no ano passado, 426 crianças foram atendidas pela Assistência Social por serem vitimas de abuso e exploração sexual. Neste ano, já são 86 crianças e adolescentes vítimas.

A previsão é de que a ação se encerre às 12 horas e vai contar ainda com as apresentações culturais realizadas pelas crianças e adolescentes atendidos pelos projetos sociais. O secretário-adjunto de Assistência Social, César Vidotto, e a diretora de Gestão, Cristiane Almeida, estarão presentes.

Serviço

Assunto: Ação de cidadania no Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e Exploração de Criança

Data: Quarta-feira (18)

Horário: A partir das 9 horas

Local: Praça Alencastro - Centro de Cuiabá