Saúde /
19 de Dezembro de 2011 17h11
Sugestão de Pauta: Cuiabá intensifica mutirões de combate à dengue
O “Mutirão de Combate à Dengue”, executado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com as secretaria municipais de Infraestrutura (Seminfe), de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários (Smaaf), prossegue nesta terça-feira (20-12). Agentes de combate a Endemias, fiscais da Smaaf, máquinas e caminhões da Seminfe se concentram na Escola Municipal Esmeralda C. Fontes, no bairro Ribeirão da Ponte, a partir da 8hs da manhã.
Além do Ribeirão da Ponte, os bairros Jardim Mariana, Residencial Jardim Antárctica, Residencial Vista Alegre e Jardim Santa Marta serão beneficiados pelas ações previstas. Como acontece em todos os mutirões, as visitas, vistorias, orientações e tratamentos dos reservatórios - que podem servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti - ficam por conta dos Agentes de Controle de Endemias da Coordenadoria do Centro de Controle de Zoonoses da SMS, enquanto os fiscais sanitários da Coordenadoria de Vigilância Sanitária do município se encarregam de notificar estabelecimentos comerciais e residenciais em desacordo com as normas de controle da dengue.
As equipes da Seminfe serão responsáveis pela limpeza dos terrenos baldios e remoção dos bolsões de lixo. Os ficais da Smaaf se encarregarão da identificação e notificação dos proprietários de terrenos baldios.
O secretário municipal de Saúde, Lamartine Godoy, tem reiterado que as ações de combate à dengue são de responsabilidade coletiva e devem, portanto, envolver tantos os agentes públicos quanto à comunidade.
“De muito pouco adianta o esforço do poder público se a população não fizer a sua parte. As pesquisas demonstram que 75% dos focos de proliferação do mosquito estão localizados dentro das residências. Portanto, todos precisam fazer sua parte. Manter limpo seu quintal e denunciar quem joga lixo nos terrenos baldios é proteger a saúde da sua família, que o bem mais precioso”, ressaltou Lamartine.
Abaixo, a programação do Mutirão de Combate à Dengue para os próximos dias:
Serviços
Regional Oeste: 20/12/2011 (terça-feira)
Horário: 8:00 às 17:00h
Local de Abertura: Escola Municipal Esmeralda C. Fontes
Endereço: Rua Bolívia, 365 - Ribeirão da Ponte
Fone: 3313-3090 Diretora: Jozilda Moreira Coordenadora: Leodes
- Jardim Mariana
- Ribeirão da Ponte
- Residencial Jardim Antártica
- Residencial Vista Alegre
- Jardim Santa Marta
Regional Norte – 21/12/2011 (quarta-feira)
Horário: 8:00 às 17:00h
Local de Abertura: Escola Municipal Antônia Tita Maciel de Campos
Endereço: Rua 09, Quadra, 48, n° 48 - Jardim Florianópolis
Fone: 3313-3250 Diretora: Auribela Coordenadora: Kátia Maria
- Jardim União
- Jardim Itapoã
- Jardim Florianópolis
Regional Sul – 22/12/2011 (quinta feira)
Horário: 8:00 às 17:00h
Local de Abertura: A definir
Residencial Coxipó
São José I e II
- Getúlio Vargas
- Jardim Presidente I
- Jardim Presidente II
- Residencial Itapajé
- Jardim Buriti
Ações a serem realizadas em todos os bairros:
- Visitas, vistoria, orientação e tratamento dos reservatórios por Agentes de Controle de Endemias da Coordenadoria do Centro de Controle de Zoonoses
- Notificação em estabelecimento comerciais e ou residenciais, com acúmulo de lixo ou imóveis que recusem a visita do Agente de Controle de Endemias por Fiscais Sanitários da Coordenadoria de Vigilância Sanitária
- Notificação dos terrenos baldios por Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários
- Limpeza dos terrenos baldios e bolsões de lixo por Equipes da Secretaria de Infra-estrutura