Notícias

Mobilidade Urbana /

10 de Agosto de 2012 17h31

SUGESTÃO DE PAUTA:Amarelinhos aderem campanha do Hemocentro e doam sangue

Cléverson Brandão/Marcio Guimarães-3315-4229

Na segunda-feira, dia 13 de agosto, os agentes Municipais de Trânsito e Transporte da SMTU estarão na Praça Alencastro para doar sangue ao Hemocentro de Cuiabá. A ação visa abastecer o banco de sangue e dar visibilidade ao Hemocentro, contribuindo com a campanha de se criar uma cultura voluntaria e solidária. Para que não se desfalque a ação de fiscalização da cidade, aproximadamente 40% do efetivo participará da ação.

Trezentas e quatro pessoas morreram em acidentes de trânsito nas ruas vias da capital e em Várzea Grande no ano passado. Segundo o DENATRAN, Mato Grosso é um dos lideres nacionais quando se trata de violência no trânsito. Em 2011, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, apenas no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, em entrada 10,7 mil politraumatizados. Segundo o HPSMC, as estatísticas mostram que a maior parte das vitimas é formada por jovens de 20 a29 anos.

Os Agentes estarão das 08h às 17h na Praça Alencastro, em frente à Prefeitura de Cuiabá. Para doar sangue é necessário sentir-se bem, com saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 Kg e apresentar documento com foto. Logo após, o doador recebe instruções sobre os cuidados a serem tomados, tais como beber bastante líquido nas primeiras seis horas, não fumar nas primeiras 24 horas, evitar exposição prolongada ao sol e nem praticar esportes radicais ou atividades de risco.

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas, plasma e outros), e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma doação. Os componentes são distribuídos para os hospitais e clínicas da cidade para atender casos de emergência, pacientes internados e pessoas com doenças hematológicas.