Governo / INTERCÂMBIO COMERCIAL
03 de Agosto de 2023 15h50
Stopa debate com cônsul-geral da Suíça construção de parcerias para investimento em energia solar
O vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, debateu com o cônsul-geral da Suíça, Pierre Hagmann, possibilidades de formalizar parcerias com empresas do país europeu para investimento em energia limpa na capital de Mato Grosso. O assunto fez parte de uma reunião de intercâmbio realizada, nesta quinta-feira (3), no Palácio Alencastro.
Representando o prefeito Emanuel Pinheiro, Stopa destacou que a gestão do Município está buscando no setor privado interessados em financiar projetos de captação de energia solar. Ele relatou que, neste momento, já há em andamento uma parceria com o Shopping Popular, que resultará no primeiro Parque Tecnológico de Geração de Energia Sustentável de Cuiabá.
“Ampliar os investimentos em energia solar faz parte da política de sustentabilidade que desenvolvemos em Cuiabá. Temos uma legislação que nos permite realizar uma Parceria Público-Privada (PPP). Então, havendo o interesse das empresas, basta trabalharmos juntos para construir os projetos”, explicou o vice-prefeito.
O cônsul-geral enfatizou que a Suíça tem a pretensão de continuar trazendo novas tecnologias para o Brasil. Segundo ele, atualmente, mais de 500 empresas suíças estão instaladas em território brasileiro - sendo cerca de 30 em Mato Grosso - e empregam mais de 68 mil pessoas. Ainda de acordo com Pierre Hagmann, a Suíça é o nono país que mais investe no Brasil.
Pierre contou ainda que a relação com o Brasil se estabeleceu há aproximadamente 200 anos, quando os primeiros 2 mil imigrantes suíços fundaram a colônia de Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro. Hoje, mais de 15 mil suíços residem no Brasil e, conforme relatado pelo cônsul-geral, pelo menos 20 deles estão em Cuiabá.
“É super importante para nós conhecer esses projetos, pois estamos fazendo um mapeamento das oportunidades, para depois compartilharmos com as nossas empresas. Podemos fomentar esse intercâmbio comercial, pois temos esse apoio para desenvolver a economia suíça no Brasil”, completou Pierre Hagmann.
Também participaram da reunião os secretários municipais de Governo, Wilton Coelho, de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, e o chefe de gabinete do prefeito, Carlos Miranda.