Mobilidade Urbana /
26 de Julho de 2011 15h29
SMTU participa do 1° Encontro dos Mototaxistas e Motoboys da baixada cuiabana
A Cooperativa Mista dos Motofretistas e Motociclistas de Mato Grosso em parceria com a secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos – SMTU vai promover o 1° Encontro dos Mototaxistas e Motoboys na capital. O evento será realizado na praça das Bandeiras, na av. Historiador Rubens de Mendonça (av. do CPA), neste sábado (30-07) a partir das 16 horas, e tem como objetivo comemorar o Dia do Motociclista (27-07), além de orientar os permissionários do transporte sobre a regularização da profissão em Cuiabá.
O evento contará com atrações musicais e sorteios de prêmios, além de um estande da MT Fomento com informações sobre microcrédito. Representantes de empresas de revendas de motos participarão do encontro para explicar sobre como adquirir consórcios, enquanto que empresas imobiliárias darão orientações sobre o programa “Minha casa minha vida”.
A SMTU terá representantes oferecendo consultoria aos participantes, tirando dúvidas sobre os direitos previstos na legislação, além dos deveres para com o usuário do transporte. “Os permissionários que receberam autorização de trabalhar com o transporte ganharam direitos, mas principalmente deveres junto à população, garantindo a segurança dos passageiros que utilizam o serviço como meio de locomoção”, explicou Edivá Alves, secretário de Transporte de Cuiabá.
Histórico
O dia do motociclista passou a ser comemorado em 27 de julho a partir do ano 2000, por iniciativa da Associação Brasileira de Motociclistas – ABRAM. O presidente da ABRAM, Lucas Pimentel buscava uma data para celebrar o dia do motociclista. “Ainda me lembro como se fosse hoje, no ano de 1998 decidimos criar um dia para homenagear os motociclistas brasileiros, mas descobrindo a existência de várias datas, resolvemos fortalecer a data mais antiga em questão, 27 de julho, data criada em 1982 para homenagear um motociclista, mecânico de moto, falecido em 27 de julho de 1974 em uma ocorrência de trânsito.” recordou o presidente.
A iniciativa foi correspondida pela Associação Brasileira de Concessionários Honda – Assohonda que acolheu a iniciativa adotando o dia 27 de Julho para realizar blitzen educativas e ações promocionais, ajudando a firmar o dia nacionalmente.
O termo motociclista se enquadra a todas as pessoas que andam de moto por hobby e respeitam todos os aspectos e exigências da legislação de trânsito, e estimulam e orientam quanto ao uso correto da motocicleta. Ser motociclista é levar um sorriso no rosto e amor no coração; é pregar a igualdade, irmandade, fraternidade e sinceridade, não importa a cilindrada da moto, o importante é o que o motoqueiro tem para oferecer, o que traz na bagagem.
Mais informações:
3315-4229 / 8448-8531