Mobilidade Urbana /
23 de Agosto de 2011 09h00
SMTU faz balanço da Operação Voltas às Aulas
As principais vias da região central de Cuiabá, especialmente os setores onde estão instaladas escolas e faculdades, polarizaram a fiscalização da “Operação Voltas às Aulas”, realizada pela secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos – SMTU nos últimos dias. Um contingente de 15 agentes de Trânsito e Transporte atuou na fiscalização do transporte escolar e estacionamento no entorno das instituições de ensino.
A operação foi realizada nas Avenidas Tenente Coronel Duarte (Prainha), Manoel José de Arruda (Beira Rio), Dom Bosco, ruas Comandante Costa, Barão de Melgaço, Dom Aquino e Jornalista Roberto Jaques Brunini, com o objetivo de coibir a ação de clandestinos no transporte escolar, e desestimular a má conduta de pais e responsáveis no trânsito na hora de deixar e buscar alunos na escola.
Entre os dias (09 a 19-08) foram registradas 30 notificações, entre elas estacionamento irregular, van escolar sem alvará 2011, veículos de transporte escolar sem cinto de segurança e ausência de cadeirinha para crianças menores de sete anos.
Segundo o diretor de Trânsito, Jackson Messias, uma das universidades fiscalizadas foi notificada devido à falta de estacionamento para alunos. “Fizemos a notificação fixando o prazo de uma semana para que o problema de estacionamento seja solucionado. Se o aluno não tem lugar para estacionar seu veículo, certamente deixa-o sobre o passeio ou em locais impróprios, comprometendo a fluidez do trânsito de carros e pedestres”, explicou.
A necessidade de intensificar a fiscalização de estacionamentos nos pontos onde se situam as escolas aumenta a cada ano, devido ao número crescente de veículos em circulação pelas vias da capital. A SMTU dará continuidade a essa fiscalização no restante do mês de agosto, a fim de desestimular a má conduta de motoristas em Cuiabá.
Mais informações:
3315 4229/8448 8531