Saúde /
25 de Novembro de 2010 17h27
SMS participa de sorteio do projeto "Agente Mirim de Combate a Dengue"
A Secretaria Municipal de Saúde esteve presente na manhã desta quinta-feira (25/11) na premiação do projeto “Agente Mirim de Combate a Dengue”. Na ocasião o Secretário Maurelio Ribeiro destacou os números de redução dos casos de Dengue e a importância da participação dos agentes nesta ação.
“Reduzimos em 62,8%os números de casos notificados este ano comparado ao ano anterior. Foi muito importante a participação dos alunos para a redução destes números,”frisou Ribeiro.
O Secretário destacou a presença da sociedade nesse esforço. “O cidadão é o principal agente no combate a doença.Convocamos os alunos, os pais e toda família para levarem a mensagem e praticar as ações para combater o mosquito,” ressaltou.
O prefeito Chico Galindo aproveitou a premiação para ressaltar o trabalho que sido feito na cidade. “Disponibilizamos 800 agentes para ajudar a população nesta luta. A Secretaria de Saúde já esta agindo, trabalhando, principalmente nos bairros com maior índice de infestação”, disse o prefeito.
Ele concluiu com a seguinte mensagem: “ainda temos duas semanas de aula na rede municipal, então peço aos professores e diretores das escolas que intensifiquem o trabalho de prevenção junto aos alunos, para que sejam cada vez mais multiplicadores”, enfatizou o prefeito.
O próximo passo da Secretaria de Saúde, envolvendo o projeto, é a visita que será feita com agentes de saúde nas residências premiadas (casas que foram visitadas pelos alunos e não existem foco da dengue e foram sorteadas), se o local estiver livre de focos de dengue, a família será premiada.
O projeto
O projeto teve início em dezembro de 2009. Estão envolvidas no projeto “Agente Mirim de Combate a Dengue”, 89% das escolas da rede municipal, totalizando 32.956 estudantes.
Os agentes são alunos capacitados por agentes de saúde da Secretaria de Saúde, para atividades no combate contra a dengue. Os agentes de saúde mirim realizam visitas nas residências do seu bairro e identificam possíveis criadouros do mosquito da dengue.
Cada residência visitada pelo Agente Mirim faz um cadastro para visita dos agentes de combate à Dengue da SMS. Se no local não houver nenhum foco da dengue ou possível criadouro do mosquito Aedes Aegypti, a residência está apta a concorrer à premiação.