Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /
08 de Outubro de 2010 10h00
Smades divulga resultado de fiscalização de carros de som em setembro
Após o período eleitoral a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano - Smades fez um balanço das aferições feitas aos carros com propaganda eleitoral durante o mês de setembro. O coordenador da Poluição Sonora, Ademir Gomes de Moura, revelou que os carros que circularam pela capital foram fiscalizados e autuados em todas as rotatórias da cidade pela Smades em parceria com o Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam) e a Delegacia do Meio Ambiente.
“Esta ação foi feita a pedido do Juizado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por ser o único órgão público habilitado para este tipo de aferição. Temos uma equipe com 12 fiscais habilitados para este tipo de operação e todo equipamento (decibelímetro) para monitoramento dos decibéis”, informou Ademir Moura.
O Diretor da pasta de Gerenciamento Urbano, Jorge Roberto Ferreira da Cruz, também falou das ações realizadas no mês de setembro feitas após o recebimento de denúncias à casa de festas, veículos e residências. Jorge Cruz informou que no último mês foram vistoriados cerca de 54 bares e lanchonetes, 78 residências e 97 veículos. Como resultado dessas vistorias, foram apreendidos sete carros, e interditados 29 estabelecimentos. Das denúncias repassadas, 205 foram atendidas.
“Considero de suma importância que todos os motoristas que possuem veículos com som automotivo respeitem o nível sonoro permitido por lei, pois a fiscalização será rigorosa. O volume máximo permitido é de 60 decibéis (dB) para o período diurno e até 55 para o noturno, ambos medidos a uma distância de aproximadamente
Archimedes Pereira Lima Neto, Secretário da pasta, orienta que qualquer cidadão que se julgue prejudicado com a poluição sonora deve telefonar para a Smades (9982-3210 ou 3645-6110), onde uma equipe de fiscais em regime de plantão, de quarta a domingo, anotará a ocorrência e, em seguida, se deslocará até o local, a fim de tomar as providências cabíveis, que podem ser desde uma simples orientação à apreensão dos equipamentos ou do veículo.
Mais Informações:
3645-6101