/
21 de Outubro de 2010 17h03
Situação do saneamento é apresentada aos alunos da rede pública na Lagoa Encantada
O Centro de Referência do Reuso da Água (CRRA) recebeu ontem (20), quarta-feira, no período vespertino, durante a realização do Seminário Ecológico, que está sendo realizado na estação de Tratamento de Esgoto – ETE Lagoa Encantada, da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), no bairro CPA III, na capital, 120 alunos da Escola Estadual Diva Hugueney Siqueira de Bastos, do bairro Jardim Aroeira, da capital. Eles foram à Lagoa com o objetivo de assistirem palestras dos engenheiros Édio Ferraz (gerente de atendimento operacional) e Ildisneya Velasco Dambros (gerente de saneamento ambiental) sobre os desafios do saneamento em Cuiabá.
Édio Ferraz informou aos presentes sobre os desafios do saneamento em Cuiabá após a aprovação da Lei Federal nº. 11.445 de 05/01/2007 que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal de saneamento básico e do Decreto Federal nº. 7.217 de 21/06/2010 que regulamenta e estabelece normas para execução da lei nº 11.445, em relação ao abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, resíduos sólidos, coleta de águas pluviais e combates a vetores de transmissão. Na oportunidade, Ferraz falou da importância da Estação de Tratamento de Água – ETA Tijucal, para Cuiabá.
A Sanecap assumiu o gerenciamento do aterro sanitário de Cuiabá e já preparou a sua infra-estrutura para o recebimento dos resíduos sólidos. Nós ficamos responsáveis em construir duas células emergenciais, conforme convênio firmado com a prefeitura de Cuiabá. A primeira já foi concluída e, a segunda, se encontra em processo de agilização. O aterro sanitário recebe hoje, 475 toneladas de resíduos sólidos urbanos, informou Ildisneya Dambros, gerente da área.
Dambros informou também que a Sanecap tem condições de gerenciar o serviço e acredita na redução dos custos. Só estamos aguardando o estudo técnico que irá definir uma nova área para a continuidade dos trabalhos, isto porque, a área atual só servirá para atender por apenas seis meses. “Já atuamos em água, esgoto e, agora passamos a gerenciar o terceiro vetor, que são os resíduos sólidos”, concluiu Dambros.
Alexandre Siqueira, professor de História da escola convidada disse que “para os alunos é muito importante essas palestras. Eles são multiplicadores de opinião e podem levar as informações para a família, amigos e a sociedade”.
O Projeto CRRA – Implantação do Centro de Referência de Reuso de Água – é desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento de Programas (Idep), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Sanecap com o patrocínio da PETROBRAS por meio do Programa Petrobras Ambiental.