/
18 de Agosto de 2010 16h45
Sistema eletrônico de leitura da Sanecap será modelo para o município goiano
Desde que foram implantadas pela Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) em abril de 2008, as coletoras e impressoras instantâneas têm agilizado os serviços de leitura e emissão da conta de água na capital. Além disso, também contribuem para gerar economia para a empresa, uma vez que não se tem mais despesas com a emissão dos boletos e a entrega das contas em domicílio.
A tecnologia usada pela Sanecap (a primeira empresa no estado) é tão eficiente que vem chamando a atenção de companhias e empresas de Saneamento de outras cidades e até mesmo de outros estados. É o caso da Prefeitura de Nerópolis (GO), que pretende levar este sistema para ser implantado na região. A informação é do engenheiro da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seman) de Nerópolis, Lúcio Pinto, que esteve na semana passada em Cuiabá, para participar do curso de capacitação do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) do Ministério das Cidades, e conheceu o sistema que é usado em Cuiabá há quase três anos.
“Nerópoilis ainda não conhecia esse sistema. Foi durante o curso que descobri o trabalho da Sanecap, por meio do engenheiro Édio Ferraz (coordenador de Atendimento Institucional), que me explicou como funciona e quais os benefícios que esses serviços oferecem para a empresa. Fiquei muito interessado e quero levar para a minha cidade e apresentar também aos municípios vizinhos”, disse o engenheiro.
Conforme Lúcio Pinto a cidade de Nerópoilis tem cerca de 30 mil habitantes e 15 mil ligações de água ativas. “A implantação desse sistema na nossa cidade vai levar muitos benefícios não só para a Prefeitura, mas também para a própria população”.
As máquinas de leitura e impressão são operadas pelos leituristas, que trabalham por rota fazendo a leitura do hidrômetro e, simultaneamente, a impressão da conta de água do imóvel. “Esses aparelhos garantem melhor qualidade e agilidade nos serviços prestados pela Sanecap, pois a margem de erro na leitura é muito pequena”, explica o diretor Comercial da Sanecap, Dejair Soares.
Segundo Dejair Soares, o consumidor também ganha com esse serviço, pois pode acompanhar a leitura do seu hidrômetro e no ato verificar se o valor da conta está correto. “Isso garante maior credibilidade nos serviços prestados pela Companhia”.
Atualmente Cuiabá possui aproximadamente 103 mil hidrômetros, dos quais são emitidas mensalmente as contas de água. A Sanecap faz diariamente cerca de 300 leituras.