/
12 de Abril de 2011 15h39
Sistema de tratamento de esgoto do São Carlos será ampliado para atender novos residenciais
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) São Carlos, localizada no bairro Jardim eldorado, da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) está sendo ampliada para atender dois novos condomínios residenciais que serão construídos
Como o condomínio é particular a construção do sistema de esgoto é por conta da construtora; já a Sanecap ficará responsável pelo funcionamento do reator.
A gerente da Divisão de Operações de Esgoto, engenheira Vânia Tarcila, informa que o sistema do São Carlos é composto por três lagoas que trabalham em série, sendo uma anaeróbia, uma facultativa e outra lagoa de maturação. O sistema de reator funcionará em conjunto com as lagoas e futuramente atenderá os residenciais Alphaville II e III. Atualmente a capacidade de tratamento desta ETE é de 25 litros por segundo; com a ampliação passará a tratar em média 40 litros por segundo. “A obra do reator está pronta falta apenas algumas melhorias para colocá-lo em funcionamento”, informou Vânia Tarcila.
A engenheira explica que antes de pôr o reator em funcionamento será feita a limpeza das três lagoas e depois será construída, dentro das lagoas de maturação e facultativa, uma câmara de contato para desinfecção.
Todo o esgoto coletado dos bairros chegará a uma estação elevatória localizada dentro da área da ETE e desta será encaminhado ao tratamento preliminar que será localizado no topo do reator UASB. O tratamento preliminar será composto por grade, caixa de areia e calha Parshall, construída para regularização do nível e principalmente para medir a vazão afluente. A alimentação da vazão de 40 L/s, afluente ao reator UASB, será feita através de recalque para este tratamento.
A obra beneficiará os seguintes bairros: São Carlos, Santa Inês, Residencial Planalto, Escola CAIC, Sol Nascente, Carumbé, Jardim Eldorado, Bela Vista, São Roque, e Condomínio Residencial Alphaville II e III.