/ EM CUIABÁ
19 de Julho de 2021 17h40
Sistema de saúde público municipal realiza 2.752 cirurgias eletivas nos primeiros cinco meses
Nos primeiros cinco meses deste ano, 2.752 cirurgias eletivas, de diversas patologias, foram realizadas pelas unidades públicas de saúde de Cuiabá. Outros 703 procedimentos cirúrgicos foram autorizados em junho para serem realizados. Após autorização, o paciente é comunicado e inicia os exames pré-cirúrgicos. Os dados são da Diretoria de Regulação, Controle e Avaliação.
O montante de cirurgias eletivas realizadas em Cuiabá de janeiro a maio de 2021 é 32,74% menor ao que foi realizado no mesmo período de 2019, ano que não havia a pandemia da Covid-19. Em 2020, mesmo com algumas restrições, alguns procedimentos foram mantidos e a capital contabilizou 3.776 cirurgias.
São considerados procedimentos eletivos aquelas patologias que não são de urgência e emergência, dentre elas, colecistectomia (retirada da vesícula),hernioplastia inguinal e umbilical, reparo de rotura (ortopedia), dentre outros.
A diretora da de Regulação, Controle e Avaliação, Luzinete Siqueira Rosa, explicou que a redução de cirurgias aconteceu no fim do ano. Em 2019, nos meses de novembro e dezembro, foram realizadas 614 e 752 procedimentos, respectivamente. Já em 2020, nos mesmos meses, foram 568 e 631, respectivamente.
“Com o início da pandemia no ano passado, o sistema de saúde ficou em alerta, mas manteve a realização das cirurgias. O maior impacto aconteceu mesmo no fim do ano. Agora em 2021, as cirurgias continuam acontecendo, mas vem sofrendo interferência na quantidade por causa das oscilações da pandemia e novas variantes, que faz com que o sistema de atendimento foque os esforços para os pacientes com Covid-19”, enfatizou.
Atualmente, 24.943 pessoas de vários municípios do estado aguardam serem chamadas para fazer a cirurgia na capital. Deste montante, 9.670 são de moradores de Cuiabá. Ainda segundo a Luzinete, no mês de agosto, 632 pessoas que aguardam procedimentos cirúrgicos oftalmológicos (patologia diversas) e vasectomia serão atendidos. Este projeto é resultado de uma portaria do Ministério da Saúde com o município de Cuiabá.
Outras 1.386 procedimentos estão previstas para serem realizadas nos próximos dias, sendo 733 biópsias, 449 cirurgias em clínica geral e outros 204 procedimentos cardíacos de angioplastias. As unidades de saúde que realizam procedimentos cirúrgicos no âmbito do município são: Hospital Geral, Santa Helena, Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HMC) e o Júlio Muller.