Mobilidade Urbana / Transparência
14 de Janeiro de 2015 10h58
Sistema de Controle de Cuiabá serve como modelo
O Sistema de Controle Interno da Prefeitura de Cuiabá está servindo de modelo e sendo implantado por outros municípios. Recentemente técnicos da Prefeitura de Barra do Bugres, na região Médio Norte de Mato Grosso, estiveram na Controladoria-Geral do Município para conhecer esse mecanismo.
Agora foi a vez do histórico município de Ladário, localizado ao lado de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, conhecer os trabalhos desenvolvidos na capital mato-grossense. Na terça-feira (13), Raissa Basualdo Souza Mustafá, chefe do Controle Interno da Prefeitura de Ladário conversou com o Controlador-Geral do Município, Marcelo Rondon Bussiki, avaliando a possibilidade de implantar um sistema similar naquela cidade.
Ela informou que tomou conhecimento do funcionamento da Controladoria de Cuiabá pelo site da Prefeitura e pelo Portal da Transparência e se interessou por eles. Após a troca de e-mails, Raissa foi convidada a conhecer pessoalmente seu funcionamento. Além de Marcelo Bussiki, ela ouviu explicações de Wesley Emerich Bucco, diretor de Auditoria, Esther Silva Corrêa, diretora de Controle Interno, e Luana Kahara, coordenadora de Transparência.
“A visita do Controle Interno da Prefeitura de Ladário é muito importante para nós, pois evidencia que nossos trabalhos estão sendo reconhecidos além das fronteiras de nosso Estado. Além disso, a troca de experiência é boa para ambos os lados. Estamos sempre disponíveis aos nossos colegas controladores estejam onde estiver. Esse relacionamento é fundamental, inclusive, para o fortalecimento da carreira”, disse Wesley.
Embora Ladário seja um município muito menor, Raissa Mustafá acredita que as demandas públicas são proporcionais e o controle interno é fundamental para que a gestão municipal funcione atendendo as exigências legais e os anseios da população.