/
24 de Novembro de 2011 08h27
Sistema de abastecimento e distribuição de água de Cuiabá é exemplo para outras capitais do País
A estrutura do sistema de abastecimento e distribuição de água gerenciada pela Companhia de Saneamento de Cuiabá (Sanecap), através da Prefeitura de Cuiabá, recebeu notoriedade de autoridades do curso de engenharia Ambiental da Universidade Federal Amazônica.
Cerca de 40 estudantes da instituição realizaram visita técnica, ontem (23-11), ao Memorial da Água e Lagoa Encantada para conhecerem a estrutura implantada na capital. O professor da Universidade Federal Amazônica, Aldecy Almeida Santos, informou que outra turma esteve em Cuiabá no ano passado para conhecer a estrutura do saneamento.
“Percebemos a boa gestão em relação ao processo de tratamento de água, pois envolve à sociedade. A implantação de museus dentro dos departamentos operacionais, que contam a história da água, é outro destaque. Isso não se vê em muitas cidades, como por exemplo, em Manaus ”, surpreendeu-se Aldecy. Para o professor, o sistema criado em Cuiabá serve como modelo para o projeto de extensão que os alunos da faculdade desenvolvem.
Além da estrutura física, os alunos conheceram de perto todo o trabalho que é desenvolvido no local. Um dos projetos citados com destaque é do Centro de Referência e Reuso da Água, que utiliza o espaço da Lagoa Encantada como laboratório de experiências, entre outros.