Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Cultura cuiabana

01 de Abril de 2016 14h57

Simininas se preparam para a exposição de projetos sobre a cultura cuiabana

KARINE MIRANDA

Josiane Pettengill

Arquivo

Já está nos preparativos finais a exposição do projeto “Cultura Cuiabana”, desenvolvido nas 17 unidades do programa Siminina como uma forma de resgatar a cultura cuiabana. A exposição será na segunda-feira (04) e faz parte da programação de aniversário de 297 anos de Cuiabá, comemorado no dia 8 de abril.

O projeto consiste na formação cultural das crianças e adolescentes atendidas pelo programa. Cada uma das unidades trabalhou ao longo do mês de março com uma temática relativa à história e cultura de Cuiabá. As meninas puderam conhecer um pouco mais sobre comidas típicas, folclore, artistas plásticos, danças, linguajar cuiabano, pontos turísticos, poesias e poetas, entre outros.

Foram realizadas aulas teóricas sobre os assuntos, inclusive as unidades nos bairros Bela Vista e Jardim Vitória contaram com o apoio dos humoristas “Nico e Lau” na construção desse projeto. Eles estiveram na unidade do programa e explicaram um pouco sobre o início das apresentações de teatros e das artes em Cuiabá.

Já nas aulas práticas, as meninas colocaram a mão na massa, produzindo e reproduzindo o acervo que será apresentado na exposição. Desenhos, pinturas, mosaicos, maquetes, poemas e poesias são alguns dos trabalhos que poderão ser vistos durante a exposição, que vai durar três dias.

Ao todo, as 950 meninas entre 06 a 14 anos atendidas pelo programa em 16 bairros e no Distrito da Guia estiveram envolvidas no projeto. Atualmente, o programa Siminina é considerado o maior programa de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes em Cuiabá.

De acordo com o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, a exposição já está em sua segunda edição e tem a intenção de fazer com que as crianças aprendam sobre a importância de ter o conhecimento de sua história e cresçam valorizando as suas origens.

“Essa é uma atividade extremamente importante por estarmos cultivando na nova geração o conhecimento sobre nossa cultura e a curiosidade para que continuem aprendendo mais sobre nossa história”, disse o secretário.

O lançamento da exposição “Cultura Cuiabana” acontece na segunda-feira (04), às 15h, no auditório da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano localizada na  Avenida das Torres, nº 743, bairro Renascer.