Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Dia Mundial do Sorriso

27 de Abril de 2016 15h31

Simininas participam de projeto que oferece atendimento odontológico gratuito

KARINE MIRANDA

Michel Alvim

Arquivo

As meninas do programa Siminina, em Cuiabá, participam na quinta-feira (28) da quarta edição da Maior Triagem Odontológica do Mundo, realizada na capital pelo programa Dentista do Bem, da Oscip Turma do Bem, que irá selecionar centenas de crianças e adolescentes para receber tratamento odontológico gratuito.

A ação acontecerá simultaneamente em mais de 300 municípios do Brasil e outros 10 países da América Latina e Portugal em comemoração ao Dia Mundial do Sorriso, celebrado amanhã.

O objetivo é identificar adolescentes de baixa renda de 11 a 17 anos que necessitam de tratamento odontológico e proporcionar-lhes qualidade de vida por meio do acesso à saúde bucal. Para realizar o processo de triagem o dentista faz um exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família.

Após a triagem, é elaborado um dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado. A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego.

Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento. Para facilitar o acesso, a Turma do Bem encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência.

Todos os dentistas envolvidos no projeto são voluntários e atendem, em seus próprios consultórios, as crianças e os adolescentes selecionados até eles completarem 18 anos.  O tratamento é curativo, preventivo, educativo e totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.

“Um adolescente que não tem possibilidade de ir ao dentista e de cuidar da boca, será um adulto infeliz. Isto porque quem sente dor não estuda, não brinca, não consegue um bom emprego, não beija na boca e se afasta dos amigos. O acesso à saúde bucal de qualidade faz com que esses jovens sejam incluídos novamente na sociedade”, afirma o coordenador regional voluntário da Turma do Bem, Dr Fernando Martins.

Sugestão de Pauta

Assunto: Simininas participam de projeto que oferece atendimento odontológico gratuito

Data: Quinta-feira (28)

Hora: A partir das 8h

Local:  Auditório da Secretaria de Assistência Social –  Avenida das Torres, nº 743 - Bairro Renascer

 

(Com informações da Assessoria da Turma do Bem)