Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Crianças e adolescentes
20 de Julho de 2016 16h20
Simininas comemoram o recebimento de novos uniformes
As meninas atendidas pelo programa Siminina, em Cuiabá, receberam nesta quarta-feira (20) os novos uniformes que elas deverão usar durante sua participação no programa. Elas comemoraram a nova aquisição, que vai beneficiar todas as 1.038 meninas atendidas pelo programa nos 16 bairros da capital e no Distrito da Guia.
Pensado especialmente para elas e escolhidos a dedo pela coordenadora do programa e primeira-dama da capital, Virginia Mendes, o uniforme é composto por uma camiseta, calça e até uma jaqueta de frio, que é novidade no conjunto entregue anualmente às meninas.
Para Giovana Durore, 11 anos, que há mais de um ano participa do programa, os novos uniformes são muito mais bonitos que o atual e demonstram a preocupação que a prefeitura tem para com o programa. “Achei esse novo lindo. Adorei. Quero agradecer a tia Virginia por tudo que ela sempre fez. Esse uniforme é uma amostra de quanto ela gosta e cuida de nós”, ressaltou.
Juciamara Lidisânia, 9 anos, que participa do programa há dois anos, também elogiou as novas peças, que chegaram em boa hora. “Já tem um tempo que estou sem uniforme, porque aconteceu um incidente. Desde então, tenho vindo com minhas roupas, mas é difícil, porque não tenho tanta roupa assim e não posso usar as roupas de sair para vim para cá. Então, esse uniforme é ótimo porque não vou ter mais que faltar porque não tenho roupa”, explicou.
Conforme o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, o uniforme é de excelente qualidade e vai não somente identificar as crianças integrantes do Siminina, como atender as famílias mais vulneráveis, que têm dificuldade para adquirir roupas.
"Eu estou muito feliz de poder estar aqui hoje. Passamos um tempo para definir como seria este uniforme e a qualidade que poderia ter. Pensamos inclusive nesses dias de frio, que tem ocorrido com mais frequência, por isso estamos entregando as jaquetas. A primeira-dama Virginia quis fazer o melhor para as simininas. Hoje ela não pode estar aqui devido a este período eleitoral, mas está muito satisfeita com a realização", disse.
Os uniformes foram entregues nominalmente a cada uma das meninas e os tamanhos são dois números maiores que os que elas usam, a fim de garantir que a peça seja aproveitada o máximo de tempo possível, esclareceu a coordenadora do Siminina, Rosamaria Carvalho.
“As meninas crescem muito rápido, por isso as camisetas são maiores e as calças são de helanca, que estica bastante. Isso vai garantir que as peças possam ser usadas por meses”, destacou.
Rosamaria aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância das meninas cuidarem nos novos uniformes. "Queremos todas uniformizadas, pois assim vocês andam e são identificadas como integrantes do nosso programa. Isso preserva vocês e garante mais segurança para nós, que conseguimos identificá-las de longe. Por isso, é fundamental que se tenham cuidados com as peças, lavem direito para não correr o risco de amanhã ou depois, ficarem sem", disse às simininas.
Além do vestuário, as meninas vão receber as mochilas que foram produzidas pelos seus familiares durante o curso de costura industrial oferecido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).