Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Teatro

11 de Julho de 2016 17h32

Simininas aprendem sobre educação ambiental e saúde com o grupo "Os Brincalhões"

KARINE MIRANDA

Divulgação

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá está promovendo uma oficina do grupo “Os Brincalhões” com as meninas do programa social Siminina, com o objetivo de ensiná-las sobre educação ambiental, trânsito e saúde. As atividades se iniciam na terça-feira (12) e seguem até o mês de setembro.

O grupo “Os Brincalhões” foi criado pela companhia cuiabana de teatro  Cena Onze e conta com seis atores que se apresentam vestidos de palhaços. Por meio das artes cênicas, danças, atividades lúdicas e brincadeiras, levam até o público diversos temas relacionados à educação ambiental, educação para o trânsito e arte-educação.

Segundo o presidente do Cena Onze, Flávio Ferreira, o trabalho do grupo é totalmente educacional - e a ideia é auxiliar as meninas do Siminina através de experiências vividas no dia-a-dia.  “Os brincalhões tem essa função de educar por meio de histórias de contos regionais, cantigas de roda, que vão resgatando e trabalhando com os valores infantil dessas crianças”, explicou.

A primeira unidade do Siminina a ser beneficiada com a apresentação será  a do bairro 1º de Março, a que tem o maior número de crianças inscritas. Em seguida, ainda no mês de julho, serão beneficiadas as unidades do Siminina nos bairros Altos da Boa Vista, Araçá, Bela Vista e Colorado.

Ao todo, as apresentações vão beneficiar todas as 1.038 meninas entre 06 a 14 anos que são atendidas pelo programa em Cuiabá - o que abrange 16 bairros e o Distrito da Guia. Para a coordenadora do programa Siminina, Rosamaria Carvalho, a atividade é fundamental para ensinar as meninas, de maneira lúdica e simples, sobre o que elas já aprendem em sala de aula e no programa.

“As simininas realizam diversas atividades aqui no programa, no contra-turno escolar. Esperamos que essas apresentações do grupo Os brincalhões possam incentivá-las a aprender ainda mais e a se dedicarem ao estudo”, concluiu.

Atualmente o programa Siminina é considerado o maior programa de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes em Cuiabá.