Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Cidade Portinho
12 de Abril de 2016 17h50
Simininas aprendem na prática sobre leis e segurança no trânsito na "Cidade Portinho"
As meninas atendidas pelo programa Siminina no bairro Jardim Fortaleza, em Cuiabá, estiveram nesta terça-feira (12) na Cidade Portinho Seguro, onde tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre o Código de Trânsito, e a necessidade do respeito, da tolerância e da prudência do condutor no dia-a-dia no trânsito.
Equipadas com capacetes e bicicletas, elas percorreram a cidade construída em uma estrutura inflável que representa elementos comuns em ruas e avenidas de verdade, como as faixas de pedestre e até os semáforos. A ideia é que elas aprendam, na prática, sobre as regras de trânsito, os tipos de infrações mais comuns e as punições para cada caso.
Atenta, Kamyle de Souza, 9 anos, observou cada explicação do vídeo exibido no início das atividades sobre o que pode e o que não pode ser feito no trânsito. Dentre as obrigatoriedades do condutor e pedestre mais lembradas pela siminina estão a ciência do significado das cores dos semáforos, a importância de respeitá-las, de andar na faixa de pedestre e não dirigir falando ao telefone, de não estacionar em cima da calçada ou em local proibido.
“Eu prestei atenção em tudo. Pude entender como funciona o trânsito e como nossos pais e tios devem se comportar quando dirigir. Parece fácil dirigir, mas é preciso muita atenção, porque, como foi falado aqui, nós somos o futuro do trânsito”, disse.
Ela não via a hora de chegar em sua casa e ficar de olho nas ações do pai ao volante para poder colocar em prática tudo o que foi aprendido. Para isso, recebeu um bloco de notificações de trânsito feito especialmente para as crianças. “Nós ganhamos esse bloco para multarmos nossos pais quando eles fizerem coisa errada no trânsito. Cada coisa errada é uma multa. Assim, ele vai ser um motorista melhor e eu vou poder treinar tudo o que eu aprendi para, quando eu puder dirigir, não fazer besteira”, conta.
Para a coordenadora do Siminina, Rosamaria Carvalho, essa consciência no trânsito é o objetivo da visita das meninas, que puderam aprender brincando. “Acho muito importante a vinda delas aqui, porque precisamos acreditar que a educação tem que vir das escolas. Assim, nós teremos um mundo mais justo, com cada um cumprindo as regras e suas obrigações, que são postas na sociedade. Então, esse passeio foi extremamente educativo”, disse.
O passeio foi promovido pela primeira-dama de Cuiabá e coordenadora direta do programa Siminina, Virginia Mendes, com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana. A previsão é de que um novo grupo de meninas possa conhecer a Cidade Portinho na quinta-feira (14).
“A nossa primeira-dama, como madrinha do Siminina, fica sempre buscando as parcerias que deem as meninas as oportunidades que elas não têm. Então, cada vez que há ações, especialmente as das secretarias da Prefeitura de Cuiabá, ela busca levar as crianças do Siminina. Estamos todos felizes por trazê-las aqui”, explicou.
Além do convívio no trânsito, as simininas tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre reciclagem e reaproveitamento de materiais e realizar pinturas sobre tudo o que foi aprendido. Ao final do passeio, elas receberam um kit contendo livro de história infantil e um bloco com dicas rápidas sobre os deveres e obrigações do condutor, além de uma carteira de motorista, que comprovou que elas foram aprovadas em todas as atividades realizadas.
“Fico muito feliz de poder ter vindo aqui. Fiz tudo certo e aprendi muito. Quando chegar em casa, contarei sobre esse espaço aqui, sobre como ser uma boa motorista e sobre esse shopping, que eu não conhecia. Fico muito feliz com essa oportunidade”, disse a siminina Evelyn Laurelina, 11 anos.
A Cidade Portinho Seguro está montada no Shopping Goiabeiras, parceiro do projeto idealizado pela Secretaria de Mobilidade e pela seguradora Porto Seguro. O espaço ficará aberto até o dia 17 de abril e funciona das 13h às 21h. A entrada é gratuita.