Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Cine Social

09 de Setembro de 2015 14h30

Sessão de cinema diverte e emociona idosos de Cuiabá

KARINE MIRANDA

Michel Alvim

Arquivo

Concentrados e com os olhos atentos em cada detalhe do teatro Cerrado Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa, aproximadamente 400 idosos inscritos em programas sociais de Cuiabá participaram da primeira sessão do projeto Cine Social, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (09).

O Cine Social é realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e a Assembleia Legislativa, por intermédio da Sala da Mulher,  e foi criado para oferecer mais uma opção de lazer para os idosos e crianças atendidos pelas unidades de assistência social da capital.

Na tela era exibida a história do "O curioso caso de Benjamin Button”, enquanto o silêncio tomava conta do espaço que refletia, para muitos, a admiração de pisar pela primeira vez em um teatro e poder assistir um filme em um ambiente de cinema.

Manoel Martidez, 89 anos, atendido pelo Centro de Convivência dos Idosos (CCI) "Padre Firmo", era uma das pessoas que estavam fascinadas pela grandiosidade do teatro. Ele conta que foi a primeira vez que esteve em uma sessão de cinema e, por isso, optou por se sentar em uma das últimas poltronas, para evitar distrações.

“Vou ver um filme de cinema pela primeira vez aqui. Nunca tinha vindo aqui. Só ouvi falar. Ficou um espaço bom demais e é bem grande. Essa é uma oportunidade de conhecer e passear. Meus amigos estão todos aqui, mas sentaram lá na frente, porque eu disse que não quero ninguém me atrapalhando, com conversa, quero prestar atenção em tudo. Nós nunca sabemos quando teremos outra chance de vir”, afirmou.

Para Terezinha dos Santos, 74 anos, também atendida pelo CCI "Padre Firmo", o projeto é muito importante para as pessoas da melhor idade, visto que quase não há opções de lazer voltadas especificamente para este público.

“Nós nunca temos uma atividade para além do nosso centro de convivência  e essa é a primeira vez que venho aqui nesse teatro. Gostei. Valeu a pena todo o dinheiro investido aqui. É muito bom. Se tiver outras sessões eu venho com certeza. Quem organizou está de parabéns”, comentou.

Participaram dessa primeira sessão os idosos atendidos pelos quatro CCI e 14 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Eles tiveram transporte e lanches gratuitos.

De acordo com o secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, a ideia do projeto é oferecer atividades que ainda não são disponibilizadas pelo CCI e ampliar o acesso à cultura, por meio do teatro.  Atualmente, os Centros de Convivência oferecem atividades de hidroterapia, baile dançante, ginástica localizada, alfabetização, aula de informática, academia da terceira idade, jogos (dominó e mesa de sinuca), entre outros.

“Nessa primeira oportunidade trouxemos os idosos atendidos pelos nossos programas que moram em locais mais distantes, uma vez que muitos nem sabiam da existência desse teatro. E essa iniciativa é importante. Estamos muito felizes de fazer parte desse projeto e dar novas oportunidades de trazer outros públicos da assistência social, em especial nossas crianças e adolescentes que participam outras ações que a secretaria desenvolve”, disse.

Segundo o secretário, a exibição do filme que conta a história de Button – um homem que nasceu com a aparência de uma pessoa em torno dos oitenta anos, mesmo sendo um bebê, e vai rejuvenescendo conforme os anos passam – foi pensada a fim de despertar nos idosos o diálogo com os seus familiares sobre esse processo de envelhecimento.

“A sociedade precisa despertar para isso, pois todos nós vamos passar por esse processo. Todos os indicadores que temos demonstram que a sociedade, a cada dia que passa, tem uma expectativa de vida maior, por isso precisamos organizar para este novo momento que estamos passando - e projetos como estes são cada vez mais bem vindos”, ressaltou.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf, ressaltou que o projeto quer oportunizar para que as pessoas tenham acesso à cultura com custo zero, na tentativa de aproximar o Legislativo da sociedade.

“Nós estamos abrindo as portas à sociedade e à comunidade e estamos trazendo a terceira idade para curtir um teatro que é o maior do Estado. A cultura é uma ferramenta importante em todos os sentidos, pois ela desenvolve o cidadão, cria a alma da cidadania e nós esperamos ter eventos culturais em grande número e com várias pessoas aqui no nosso teatro”, concluiu.

Além da sessão de hoje, o projeto Cine Social exibirá filmes nos próximos dias 21 de outubro e 11 de novembro, quando o espaço será aberto para receber as crianças e adolescentes atendidas  pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos como "Siminina" e Projovem.