Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Fortalecimento de Vínculos
18 de Julho de 2016 10h57
Servidores são capacitados para melhorar atendimento a crianças e idosos
A Prefeitura de Cuiabá inicia nesta segunda- feira (18) a capacitação de 70 servidores da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano a fim de melhorar o atendimento prestado no Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
O Serviço de Convivência é um trabalho social com crianças, adolescentes, idosos e suas famílias na prevenção de ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social, com o objetivo de garantir a estruturação do núcleo familiar.
Dessa forma, a capacitação intitulada “Inclusão e Protagonismo no Serviço de Convivência” vai realizar a atualização das equipes profissionais para melhor trabalharem o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, de acordo com Cleyton Miranda, coordenador do Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculos.
Atualmente, são 683 idosos e 1.482 crianças e adolescentes de 0 a 16 anos atendidos pelo programa nos 14 centros de referência de assistência social, nos quatro centro de convivência de idosos e nas cinco unidades específicas do programa, localizadas no Distrito da Guia, Aguaçu, Coxipó do Ouro, Pedra 90 e Centro.
“Essa capacitação é para atualização, pois todo nosso trabalho pedagógico modifica diariamente de acordo com a própria necessidade das unidades. Então, estamos reforçando o que os servidores já têm conhecimento, pois além de ofertar aulas de musica, dança e artesanato, o Serviço de Convivência tem ações de orientações no âmbito familiar como saúde da família e sexualidade, por exemplo”, esclareceu.
Neste primeiro dia, serão abordados temas referentes à inclusão como o Estatuto da Pessoa com Deficiência, orientação e mobilidade, Síndrome de Down, autismo e deficiência intelectual. Isto porque há uma grande demanda deste público no programa e uma dificuldade dos servidores em lidar com o assunto, segundo Cleyton.
“Com essa capacitação de hoje eles poderão detectar e orientar as pessoas com deficiência, porque hoje eles não têm essa informação de como lidar e como indicar os serviços para este público. Dessa maneira, esperamos poder contribuir para que o atendimento melhore neste aspecto e nos trabalhos desenvolvidos com crianças, adolescentes e idosos que serão discutidos até o final da capacitação”, explicou.
Serão tratados temas relativos a “Atividades e dinâmicas para adolescentes”,“O brincar como alternativa pedagógica para auxiliar o processo de desenvolvimento humano” e “A literatura infantil no processo de formação do leitor e a arte de contar histórias”.
Todas essas atividades serão desenvolvidas por meio de apresentações expositivas e dialogadas, numa perspectiva de reflexão e da elaboração e reelaboração de novos saberes para dar respostas às demandas dos serviços e das necessidades dos usuários do Serviço de Convivência.
A capacitação acontece no auditório da Casa dos Conselhos e segue até a quarta-feira (20). A Associação dos Síndrome de Down, o Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial e a Associação de Amigos do Autista participam do evento.