Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Bolsa Família
11 de Março de 2016 14h04
Servidores são capacitados para melhorar atendimento a beneficiários
Os servidores das Secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, de Saúde e de Educação participam nesta sexta-feira (11) de uma capacitação a fim de melhorar o atendimento aos usuários do programa Bolsa Família, em Cuiabá, e evitar que as famílias percam a oportunidade de sacar o benefício.
A capacitação é realizada pela Caixa Econômica e vai tratar sobre a efetividade do pagamento do programa, visto que aproximadamente 1,8 mil famílias deixaram de sacar o benefício referente ao mês de dezembro de 2015. O benefício fica disponível em conta durante o período de três meses. Dessa forma, o prazo para a retirada do valor referente ao ano passado termina no final de março.
Por isso, a capacitação busca orientar os servidores que atuam nos Centro de Referência de Assistência Social a sempre informar as famílias sobre a obrigatoriedade de manter os dados atualizados junto Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), disse o supervisor da área de Programas Sociais da Caixa Econômica, Norton Baraldu.
“Hoje há R$ 180 mil que deixarão de circular na economia do município e vai retornar ao Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome caso não sejam retirados. Então, queremos orientar os servidores que estão na ponta, atuando diretamente com os beneficiados”, afirmou.
Sem a atualização dos dados, muitas famílias dão entrada ao pedido de inclusão no Bolsa Família, mudam de endereço e, como se torna difícil a localização dessas famílias, elas acabam por desconhecer o direito ao benefício.
“Acontece de o benefício ser concedido e a família não ficar nem sabendo que tem direito, porque o ministério e as secretarias não conseguem localizá-la para informar, e se essa família não procura o centro de referência para se informar, fica sem receber o dinheiro a que tem direito”, diz.
Os servidores também serão orientados sobre as vantagens de os beneficiários realizarem a inclusão bancária, através da abertura de uma conta "Caixa Fácil", na qual o benefício será depositado.
A ação evitaria a necessidade do saque integral do benefício e gera para as famílias um cartão de débito, que pode ser utilizado normalmente no comércio. “A família deixaria de ser obrigada a sacar o dinheiro todo, que cairia direto nessa conta. Então, a família teria mais comodidade e segurança”, explicou o supervisor.
Para a coordenadora do programa Bolsa Família em Cuiabá, Regiane Assis, essa capacitação é de grande importância, principalmente no sentido de melhorar a comunicação com os beneficiários, de modo que todos possam compreender a importância de se realizar o acompanhamento do programa - e não somente solicitar o benefício.
Hoje, Cuiabá possui aproximadamente 24 mil famílias recebendo o benefício. Além de manter os dados do CadÚnico atualizados, essas famílias precisam informar os dados referente a frequência escolar, vacinação, peso e medida dos filhos.
“Aqui nós poderemos alinhar a linguagem que será usada com os beneficiários em todas as unidades de centros de referência, nas escolas e unidades de saúde. Estamos aqui nos unindo para trabalhar formas de realmente efetivar esses pagamentos”, disse.
Famílias beneficiadas
A Assistência Social tem realizado um mutirão em busca dessas famílias que têm direito ao beneficio e ainda não foram sacá-lo. Visitas aos locais informados no CadÚnico, além de ligações telefônicas, também estão sendo feitas. A lista das famílias nessas condições pode ser vista AQUI.
Constatado o direito a receber o benefício, as famílias devem ir ao Centro de Referência de Assistência Social mais próximo para atualizar os dados. Em seguida, precisam localizar o “Cartão Cidadão”, pelo telefone 0800-726-0207, e verificar a agência bancária em que deve feita a retirada esse cartão, necessário para o saque do benefício.
Localizada a agência, o responsável familiar deve ir ao local munido de documentos pessoais, como RG e CPF, para fazer a retirada do cartão e das parcelas dos benefícios que estão disponíveis.
Mais informações podem ser obtidas nos telefones 3312-3032 e 3312-3031, do programa Bolsa Família, ou mesmo na sede do programa, localizada na Avenida Dom Aquino, nº 184, bairro Dom Aquino.