Tecnologia e Inovação / Gestão eficaz
20 de Agosto de 2015 11h12
Servidores municipais são capacitados para aprimorar desenvolvimento da gestão
A fim de aprimorar o desempenho e desenvolvimento da gestão pública, 450 servidores de todas as secretarias da Prefeitura de Cuiabá estão sendo capacitados nesta quinta (20) e sexta-feira (21), no Palácio Alencastro. Ao longo do dia, diversas turmas compostas por profissionais de todas as áreas existentes no município aprenderão a respeito do sistema de Avaliação de Desempenho com Foco em Competências.
“Nossos colaboradores precisam compreender em sua totalidade como funciona este método de avaliação e como esses líderes vão aplicá-lo em seus subordinados. O objetivo é que os participantes obtenham um olhar clínico e profundo sobre suas equipes, para que possam desenvolvê-las da melhor maneira possível, valorizando as habilidades”, afirma Kelly Sabrina, diretora especial de Desenvolvimento e Desempenho Profissional do município.
Intitulada “Sensibilização Presencial sobre o Primeiro Ciclo de Avaliação”, o evento possui valor didático e explicativo. Ele apresenta os critérios de avaliação a serem empregados nesta etapa, os conceitos que devem ser considerados durante este processo e a importância disso para a construção de uma gestão que trabalhe em sinergia.
“Os servidores precisam compreender o valor desse primeiro ciclo, que começa no final deste mês e que vai delimitar algumas diretrizes para o então início das avaliações de desempenho. Se esta etapa não for feita adequadamente, os processos seguintes serão comprometidos”, revela Michelle Moraes, gerente de Desenvolvimento Profissional.
Para o consultor da Leme Consultoria e responsável pela capacitação, Euclides Junior, o objetivo desta primeira etapa é identificar seus servidores e atribuições, “para que todas as equipes existentes nas pastas municipais trabalhem de forma que desempenhem suas qualidades adequadamente em seus respectivos cargos”. Segundo Euclides, “o objetivo não é depreciar o servidor, enaltecendo suas falhas, mas sim, sinalizar seus pontos positivos, direcionando-os a uma melhor performance da área em que atua e, consequentemente, da gestão como um todo”.
De acordo com a servidora Coney Maria da Silva, coordenadora de Informação e Estatísticas da Secretaria Municipal de Educação, a experiência terá efeito histórico nesta gestão, pois reorganiza as funções priorizando um serviço otimizado para os profissionais e para a população.
“Este processo é muito válido para todos nós e afirmo isso com precisão, pois esta avaliação já é empregada em nossas unidades de ensino. Com a expansão desse sistema de desenvolvimento, nós viveremos esse processo em dois âmbitos: institucional e organizacional. A partir de agora, também seremos avaliados e futuramente colheremos os frutos deste extenso trabalho interna e externamente”, conclui.
Devido à grande quantidade de servidores envolvidos nesta fase, a capacitação está sendo realizada em equipes envolvendo um número limitado de secretarias, em horários distintos. Confira logo abaixo a grade de programação completa.
Dia 20/08/15
8h – 10h
Gestão
Controladoria
Educação
Planejamento
Governo
10h – 12h
Trabalho
Obras
Habitação
Ordem Pública
14h – 16h
Fazenda
Cultura
PGM
Assistência Social
Dia 21/08/15
Serviços Urbanos
Mobilidade Urbana
10h – 12h
Meio Ambiente
Saúde
14h – 16h
Saúde