Saúde / GESTÃO
10 de Abril de 2017 14h59
Servidores e comunidade se unem para fazer uma faxina na Policlínica do Verdão
No aniversário de Cuiabá, dia 8 de abril, profissionais da Saúde resolveram fazer um dia de faxina na Policlínica do Verdão. “Decidimos presentear a nós mesmos, a comunidade e aos usuários, com um mutirão”, explicou o coordenador da unidade, Flávio Eduardo Barbosa Souza ao falar sobre a iniciativa da Responsável Técnica (RT) de Enfermagem, Tiara Ainda Oliveira Pessoa.
Entre servidores voluntários, comunidade e amigos, 20 pessoas participaram da faxina, incluindo acompanhantes de pacientes que estavam internados.
Além de envolver a todos – gestores e comunidade -, a ideia é mostrar que a responsabilidade com a manutenção e conservação das unidades públicas de saúde é de todos.
Às 06:00 horas da manhã do ultimo sábado a faxina começou pela recepção. “Nossa intenção foi interferir o mínimo possível no fluxo de atendimento“, explicou o coordenador. Foram lavados e limpos, banheiros, recepção, consultórios, administração, corredores, sala de repouso, copa, enfermarias, salas de medicação e boxe de emergência.
O mato foi roçado no entorno da policlínica que teve o lixo e entulho recolhidos também dos estacionamentos interno e externo.
Às 09:00 horas o trabalho foi interrompido por um café da manhã, de reconhecimento a ação dos voluntários, do qual participou a diretora de Atenção Secundária, Dubia Campos.
“Nossa ação visou além da limpeza e conservação da unidade a interação e conscientização dos servidores, usuários, comunidade e amigos sobre a responsabilidade de cada um com a unidade. A policlínica é um equipamento de saúde importante para a região e um bem comum de toda a cuiabania e da Regional Oeste da capital”, salientou Flávio Souza.
Policlínica
A Policlínica do Verdão, localizada na avenida Agrícola Paes de Barros, no bairro de mesmo nome, conta com pronto atendimento 24 horas. Possui ambulatório de Especialidades Médicas, RX, posto de coleta de exames laboratoriais e Centro de Especialidades Odontológicas.
Cerca de 260 servidores trabalham na unidade. São médicos, cirurgiões dentistas, fisioterapeutas, psicólogo, farmacêutico, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos em laboratório, enfermagem, e farmácia, recepcionistas, equipe de limpeza, copeiras e corpo administrativo .
Atualmente são atendidos na Policlínica uma média de 400 pessoas por dia, chegando até 500 pessoas em um plantão de 24 horas. No último mês de março foram realizados 12 mil atendimentos médicos e 2 mil odontológicos na unidade.
A policlínica atende ainda pacientes de Várzea Grande e outros municípios da Baixada Cuiabana. Nesses casos, o índice de atendimento chega a ser 50% do volume total de atendimentos da unidade.