Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / FORTALECIMENTO

27 de Maio de 2024 10h22

Servidores dos CRAS e CCI participam do 2º Encontro Formativo do SCFV em Cuiabá

CAROLINA MIRANDA

Carolina Miranda

Arquivo

Os servidores que atuam nas 14 unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nas 4 unidades dos Centros de Convivência para Idosos (CCI) participaram nesta sexta-feira (24) do 2º Encontro Formativo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizado no auditório da Casa dos Conselhos. Atualmente, o serviço conta com 877 participantes cadastrados nas unidades do CRAS e 1.360 participantes nas unidades dos CCI. O tema do encontro foi “O SCFV ponto a ponto - referência e contrarreferência CRAS e CREAS” e teve como principal objetivo o fortalecimento das ações, bem como a articulação entre os serviços oferecidos nessas unidades no atendimento de usuários identificados em situação de violação de direitos e sua inserção no Serviço de Convivência.

O encontro faz parte do ciclo de formações voltadas ao aprimoramento e qualificação do serviço prestado nessas unidades da Prefeitura de Cuiabá, vinculadas à Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência (SADHPD).

“No primeiro momento, os profissionais realizaram um quiz interativo chamado 'O SCFV ponto a ponto', mediado por uma roda didática que abordou tópicos relacionados ao SCFV (Público Alvo, Capacidades, Competências e Atividades). Por meio dessa atividade, foi possível identificar o conhecimento dos participantes sobre o SCFV, incentivar a participação, interação, cooperação e o trabalho em equipe entre os profissionais”, explicou a gerente do SCFV, Jenail Luciana de Almeida.

Durante o encontro, foram discutidas estratégias para fortalecer a rede de proteção social em Cuiabá, com o intuito de aprimorar o atendimento aos usuários, promover a troca de experiências entre as equipes do CREAS e dos CRAS e qualificar os serviços prestados na rede socioassistencial.

“O órgão gestor de assistência social tem papel fundamental na interlocução com outras políticas. É de suma importância esse momento de diálogo entre os profissionais de referência dos serviços das Proteções Sociais Básica e Especial, uma vez que aprimorar a referência e contrarreferência do CREAS e da rede socioassistencial possibilita um trabalho mais articulado, além de definir melhor os processos de trabalho, as formas de encaminhamento, fluxos e protocolos de atendimento com o território de abrangência, o que garante aos usuários um melhor acesso aos serviços, programas e benefícios socioassistenciais. Parabéns pela iniciativa, foi extremamente importante o encontro para os profissionais do SUAS do município”, disse a responsável técnica do CREAS Norte, Vera Lúcia Martins.

“Temos envidado esforços para ofertar um SCFV que atenda aos anseios das famílias, dos participantes e que as atividades possam proporcionar experiências significativas aos nossos participantes”, concluiu Jenail.