Saúde / ATO DE AMOR

01 de Julho de 2024 09h05

Servidores do HMC realizam festa junina para crianças das alas pediátricas com distribuição de brinquedos

Letícia Kathucia

Vicente Aquino

Arquivo

O Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), por meio da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), realizou na manhã desta sexta-feira (28) uma linda festa junina para as crianças internadas nos setores da pediatria, incluindo a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), enfermarias e internação. As crianças internadas no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) também foram convidadas a participar da festa.

A garotada se divertiu com a distribuição de pipoca, barraca de doces, milho, cachorro-quente, barraca de bolos, maçã do amor e muitas outras guloseimas. A apresentação de uma banda musical deixou a festa ainda mais animada. Os pequenos também participaram de pescarias com direito a prêmios, brinquedos arrecadados pelos servidores da unidade, que organizaram todo o evento.

Giovani Valar, diretor geral da ECSP, destacou que a festa junina foi organizada por todos os colaboradores da Empresa Cuiabana, como parte do trabalho humanizado exigido pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro. "A realização desta festa nos proporciona um sentimento muito especial, pois conseguimos levar momentos de diversão e descontração, com doses de esperança e união para as crianças internadas na unidade e suas famílias", afirmou o diretor.

O evento foi cuidadosamente planejado para incluir atividades típicas das festas juninas, como pescaria e comidas tradicionais, adaptadas para garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes. Profissionais de saúde de diversos setores do HMC participaram da ação vestidos tipicamente de caipiras, tornando a festa ainda mais envolvente.

"Além de proporcionar alegria e entretenimento, eventos como esse têm o potencial de causar um impacto positivo significativo na recuperação dos pacientes. A humanização do ambiente hospitalar pode contribuir para a melhora do bem-estar emocional das crianças, resultando em uma recuperação mais rápida e eficaz", destacou Rosenil França Magalhães, coordenadora do setor de pediatria.

Dona Sônia, acompanhante de Nicolas, seu neto de 6 anos internado na unidade desde segunda-feira (24), parabenizou o hospital pela festa e elogiou o excelente atendimento que o neto tem recebido. "Achei maravilhosa essa iniciativa dos próprios servidores, proporcionando um momento de lazer para as crianças em um momento tão difícil, quando elas estão com a saúde fragilizada", disse a avó, contente ao ver a alegria do neto participando da pescaria.

A prática da humanização do atendimento hospitalar é uma valorização pela gestão atual, que busca não apenas tratar doenças, mas também oferecer suporte emocional e psicológico aos pacientes.

Por fim, Giovani agradeceu a iniciativa dos servidores que se empenharam na organização do evento, bem como aos demais parceiros.