Notícias

Saúde / TODOS CONTRA O CÂNCER

04 de Novembro de 2024 08h46

Servidores do HMC participam das ações voltadas à Campanha Outubro Rosa

Letícia Kathucia

Emanoele Daiane

Arquivo

O Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), por meio da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, promoveu durante todo o mês de outubro várias ações voltadas à Campanha Outubro Rosa, uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero. As ações aconteceram nos dias 17, 18 e 25.

A programação contou com diversas atividades voltadas ao autocuidado e à autoestima, fundamentais para a saúde das mulheres. No dia 17, a equipe da RINOD esteve presente pela manhã, oferecendo um espaço de autocuidado com massagens relaxantes e exposição de produtos de perfumaria e skincare. Os colaboradores do hospital e visitantes puderam experimentar os produtos e aprender sobre a importância da autoimagem na promoção da saúde. No período da tarde, a equipe da Mary Kay ocupou o corredor central do hospital, continuando as atividades de autocuidado. Os profissionais estavam disponíveis para oferecer massagens e promover o uso de produtos voltados para o bem-estar, enfatizando a importância de se cuidar tanto fisicamente quanto emocionalmente.

A programação da campanha não para por aí. No dia 25 de outubro, o HMC recebeu uma equipe do Hospital do Câncer, que ministrou uma palestra sobre cuidados e prevenção do câncer de mama. Durante a palestra, o médico palestrante destacou a importância da prevenção: "A detecção precoce é a chave para o sucesso no tratamento do câncer de mama. Incentivar o autoexame e a mamografia regular pode salvar vidas. Não podemos subestimar o poder da informação e do cuidado, que são fundamentais para enfrentar essa doença."

Conforme o diretor geral do HMC, Paulo Ponce, ações como essas são importantes, pois servem como um convite à reflexão sobre a saúde da mulher e a importância do autocuidado. “Através dessas ações, o hospital reforça seu compromisso com a saúde e o bem-estar da comunidade, proporcionando informações e experiências que podem fazer a diferença na vida das mulheres”, frisou o gestor.

A palestra contou com a importante presença da enfermeira técnica administrativa Kátia Regina Araújo Paelo, que enfrentou o câncer de mama e venceu a doença graças ao diagnóstico precoce. Ela conta que, durante um exame de rotina, acabou descobrindo um nódulo em uma das mamas. “Quando eu recebi a notícia, foi muito difícil; foi um processo muito doloroso. Mas, com muita fé em Deus, eu consegui vencer. Por isso, deixo um alerta: não descuidem de vocês. Apesar de nossa rotina geralmente corrida, é fundamental frisar a importância do autocuidado”, contou Kátia, bastante emocionada.