Gestão / CAPACITAÇÃO

03 de Julho de 2023 15h02

Servidores de Cuiabá aperfeiçoam conhecimentos para aplicação da nova lei de licitações

BRUNO VICENTE

Arquivo

Servidores da Prefeitura de Cuiabá participaram, na semana passada, do 2º Congresso Mato-grossense de Contratações Públicas. A capacitação foi ministrada por nove palestrantes nacionais, que abordaram, durante três dias, temas ligados à Lei Federal nº 14.133/21, que estabelece novas diretrizes para licitações e contratações na Administração Pública.

O evento foi direcionado a agentes de controle interno, pregoeiros, fiscais e gestores de contratos, e outros profissionais que trabalham em setores voltados às compras e contratações. A iniciativa fortalece o conhecimento e aperfeiçoa a atuação dos servidores, levando em consideração as mudanças em andamento por conta da implantação da nova legislação.

Ao decorrer dos três dias, foram debatidos assuntos como: “A nova lei e suas principais regulamentação”; “A análise da viabilidade jurídica da contratação”; “Critérios para selecionar a melhor proposta para contratar”; “A indispensabilidade dos estudos técnicos preliminares”; entre outros. Cerca de 26 servidores do Município estiveram presentes no congresso.

“A nova legislação está promovendo uma série de alterações na forma como são feitas as licitações e contratações. Dessa forma, é necessário que nossas equipes estejam atualizadas. Cuiabá está adiantada nesse processo de implantação, tanto na regulamentação quanto na capacitação de seus agentes públicos”, comenta a secretária de Gestão, Ellaine Mendes.

A participação dos servidores da Prefeitura de Cuiabá no congresso já é resultado do Plano Anual de Capacitação 2023. Elaborado e executado por meio da Secretaria Municipal de Gestão, o documento é um instrumento fundamental para nortear a execução de ações voltadas à qualificação profissional dos servidores ativos do Município.

O plano é responsável por dar subsídio necessário para a realização de atividades que promovam conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, de acordo com a função de cada servidor. Além de congressos, também fazem parte desse planejamento seminários, simpósios, conferências, cursos presenciais ou a distância, intercâmbios, estágios.