Notícias

Mobilidade Urbana / OUTUBRO ROSA

07 de Outubro de 2022 13h19

Servidores da Semob se vestem de rosa e chamam a atenção para prevenção do câncer de mama

Carolina Miranda

Emanoele Daiane

Arquivo

Os servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) se uniram em razão de uma importante causa. Todos vestidos com uma peça rosa, realizam nesta sexta-feira (07), a ‘Semob Rosa’, tendo como principal objetivo chamar a atenção da sociedade sobre o câncer de mama que, se tratada de forma preventiva, tem grandes chances de cura.

“Os servidores foram convidados para fazer um ato de mobilização e manifestação popular e vestir uma peça de sua preferência na cor rosa. Mesmo com a ampla divulgação, muitos ainda desconhecem ou não dão a importância necessária para que as pessoas se atentem sobre essa doença que tem acometido cada vez mais mulheres. Se cada um faz um pouco, esse pouco se transforma em muito. Todos unidos contra o câncer de mama”, declarou o secretário-adjunto da Semob, Everton Rodrigo.  

O servidor Jaime Damásio defende ações como essa desenvolvida pela Prefeitura de Cuiabá com vasta programação durante o mês de outubro voltada ao tema câncer de mama. “É muito importante. Nós aqui da Semob formamos nossa rede de união de esforços a fim de contribuir com a massificação do tema. É algo sério que merece a atenção de toda sociedade. As chances são maiores quando descoberto no início”, disse Jaime.

A servidora Gracy Kelly endossou a fala do companheiro de trabalho. “Todos devemos mobilizar para essa causa. O câncer de mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Não tem raça, cor e nem idade. Todas estamos suscetíveis a esse risco. Então, a prevenção é e vai continuar sendo a melhor chave para cura dessa terrível doença. Muito mais que usar a cor rosa, é sensibilizar as pessoas sobre esse grave problema.

Outras Ações

A Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal da Mulher, inicia na próxima semana, a montagem de uma grande estrutura, na Praça Alencastro, que ofertará atendimento às mulheres. A ideia de mudar o local para a praça pública partiu do Núcleo de Apoio à Primeira-dama, co-realizador da ação, para garantir o melhor acesso das mulheres.

As atividades decorrerão por todo o mês e tem a parceria do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Especialidades Médicas (Cem), Núcleo de Apoio à Primeira-dama e a Associação de Trabalhadores Voluntários contra o Câncer de Mama em Mato Grosso (MTmamma).

Entre as principais ações está a montagem de uma grande estrutura física para prestar atendimento de até 100 mulheres por dia na realização de exames preventivos ao câncer de mama e colo de útero.