Notícias

Saúde / OFICINA/OUVIDORIA

30 de Maio de 2016 16h51

Servidores da saúde participam da 1ª Oficina da Auditoria do SUS

MICHELLE CANDIDO

Michel Alvim

Arquivo

Servidores da Secretária de Saúde participaram da 1ª Oficina de Trabalho do Componente Municipal de Auditoria, com o tema Socialização e Integração das ações. O objetivo da oficina foi apresentar os trabalhos que estão sendo produzidos pela equipe do órgão, discutir com os gestores as propostas para um plano interno de auditoria e a proposição de temas para auditorias em 2017. A oficina aconteceu na última quarta-feira (25), no Auditório da Secretaria de Saúde de Cuiabá.

A auditoria é o conjunto de técnicas que visa avaliar a gestão pública, de forma preventiva e operacional, sob os aspectos da aplicação dos recursos, dos processos, das atividades, do desempenho e dos resultados mediante a confrontação entre uma situação encontrada e um determinado critério técnico, operacional ou legal.

Durante a oficina, a enfermeira Michelly Kim de Oliveira Rosa Guimarães apresentou o Organograma da SMS de Cuiabá, demonstrando que a Auditoria é uma assessoria do Gestor e que é missão do Componente Municipal de Saúde de Cuiabá.  

“As atividades tem maior foco em Avaliação. A avaliação é feita de forma normativa, verificando se a ação está em conformidade com a lei ou não. O trabalho é baseado em normas, leis e decretos que nos subsidiam para o desenvolvimento do trabalho”, explicou Michelly Guimarães.

A oficina serviu também para que os técnicos conhecessem a produção do componente municipal de auditoria da SMS Cuiabá, que inclui pareceres técnicos e orientações técnicas que acontecem durante o trabalho de auditoria, quando se percebe que algo precisa ser alertado ao secretário e ao serviço.

“A missão da Auditoria é garantir auditoria geral em saúde, auditoria interna de gestão financeira, auditoria dos serviços assistências, através de ações preventivas, corretivas e saneadoras, visando subsidiar o gestor na aplicabilidade dos recursos financeiros e assistências do SUS/Cuiabá”, esclareceu Jamil Paula Ramos, chefe da Auditoria.

A auditoria não está dentro de nenhum setor, está ligada ao Secretario de A Saúde. Dessa forma, pode-se realizar um trabalho independente, com um olhar externo à unidade auditada, explicou Jamil Ramos.

As demandas de auditoria se originam de vários setores: Ouvidoria, Gabinete do Secretário de Saúde, Conselho de Saúde, Superintendências da SMS e também de órgãos externos como Procuradoria, Ministério Público e Conselhos e Ouvidorias Estaduais. Além das auditorias externas, também são desenvolvidas auditorias internas, planejadas pela equipe e previstas no Plano Municipal de Saúde.

O Componente Municipal de Auditoria é formado por uma equipe Multiprofissional com médico, odontólogo, enfermeiro, psicólogo, contador, administrador hospitalar e economista.

A proposta da Ouvidoria é levar esses conhecimentos a outros setores da Secretaria. Para isso uma próxima oficina está prevista para acontecer no mês de junho, ainda sem data definida.