Governo / APERFEIÇOAMENTO
13 de Novembro de 2018 17h12
Servidores da prefeitura participam de capacitação realizada pelo Tribunal de Contas do Estado
Cerca de 40 servidores da Prefeitura de Cuiabá participaram das capitações Gestão Eficaz e Consciência Cidadã, ambas realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). O evento aconteceu em dois dias, 08 e 09 de novembro, e abordou diversos assuntos como informações atualizadas sobre contratos públicos, contratações, licitações, gestão orçamentária e financeira; aposentadorias, relações do poder público com organizações do terceiro setor; parcerias público privadas, entre outros assuntos relevantes da Administração Pública.
A exemplo está o Programa do Consciência Cidadã, o qual teve como objetivo principal de estimular os servidores, enquanto cidadãos, a exercerem o controle social e assim fiscalizar a aplicação dos recursos públicos ao cobrar a qualidade da prestação dos serviços oferecidos pelas instituições públicas.
Segundo o secretário municipal de Governo, Carlos Roberto da Costa, o Nezinho, essa parceria entre o TCE e a Prefeitura de Cuiabá é uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, o qual tem contribuído para resultados ainda mais satisfatórios nas ações de governo, sempre com a caracterítica e a ênfase na transparência.
Para o presidente do TCE-MT, conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto, o evento é uma grande oportunidade de aprendizado para todos, além de figurar como um importante espaço para o compartilhamento de experiências e informações na criação de uma sociedade mais justa e democrática.
Entre os funcinário públicos municipais participantes da capacitação esteve Ivomar Angonesi, servidor da Vice-Prefeitura, qual participou dos dois dias de curso e destacou a importância de se instruir acerca de assuntos voltados ao trabalho realizado na prefeitura, principalmente na área que se envolve diretamente, o financeiro. "Um dos maiores temas abordados foi a questão de se trabalhar com recursos públicos, principalmente neste momento em que cada vez mais secretarias e ministérios serão diminuídos. Nós teremos que readequar as verbas e utilizar de forma consciente e responsável. Cursos como este faz com que o servidor cresça tanto profissional como de forma pessoal’’, ressaltou.