Notícias

Educação / Comemoração

28 de Maio de 2015 16h40

Servidores da Educação “entram na brincadeira” no Dia Internacional do Brincar

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Os servidores da Secretaria Municipal de Educação foram recepcionados na manhã desta quinta-feira (28), de uma forma bastante diferente e inusitada. Assim que entraram na recepção do órgão todos foram convidados a brincar por alguns minutos. Toda essa diversão tem uma explicação: na data de 28 de maio é comemorado o Dia Internacional do Brincar.

A brincadeira começou do lado de fora da secretaria, que foi decorada com uma grande teia de malha colorida, convidando a todos para entrarem na brincadeira.

A ação é uma iniciativa da Diretoria de Ensino, por meio da equipe de educação infantil da coordenadoria de organização curricular. Caracterizados de personagens de histórias infantis, a equipe promoveu aos demais colegas uma manhã lúdica, várias brincadeiras, como amarelinha, cantigas de roda, brincadeiras de mão, elástico e passarás.

Conforme a coordenadora de Organização Curricular, Maria Benedita Martelli, a ideia de fazer o dia de brincar na secretaria surgiu com a intenção de iniciar um despertar para a importância do brincar na infância, levando essa cultura também para as unidades educacionais.

Todo esse trabalho, segundo a coordenadora, se fortaleceu depois do projeto “Brincadiquê? Pelo direito ao brincar”, formação continuada que visa sensibilizar os assessores, coordenadores e professores das unidades de educação infantil a implantarem o brincar na rotina das crianças. 

A atividade do Dia Internacional do Brincar também foi realizada com os coordenadores e multiplicadores de 27 creches municipais que participam da formação “Arte de Contar Histórias”, nas Faculdades Integradas Cantares de Salomão (Feics).

Além da equipe de educação infantil, o evento contou a parceria dos assessores do projeto Brincadiquê? e da equipe do saúde do trabalhador.

“Momentos como esse, de entretenimento e diversão, no local de trabalho, contribuem para o bem estar e alivia o estresse que o servidor acumula ao logo do dia. Essas ações são bem vindas e devem ser acrescentadas com maior frequência no local de trabalho”, avalia o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo.

O Dia Internacional do Brincar  é comemorado em 25 países, entre eles nos Estados Unidos, Argentina, México, França, Coreia, Japão, Espanha, Itália e Portugal. Tem como princípio que o brincar não tem idade, hora e nem local e esse dia deve ser de atenção total ao outro. A ideia de promover esse dia é abrir espaço para que o espírito lúdico esteja mais presente no cotidiano das pessoas e nas relações com o outro.