Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Prevenção de acidentes
09 de Março de 2016 14h10
Servidores da Assistência Social são capacitados para atuar na prevenção de acidentes
Aproximadamente 50 servidores da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano participam nesta quarta-feira (09) da primeira turma do curso de capacitação sobre como atuar na prevenção de acidentes, primeiros-socorros e combate a princípios de incêndio nas unidades de assistência do município.
O curso é realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros durante dois dias, com o objetivo de orientar os servidores sobre como agir em casos de eventuais acidentes, principalmente nos Centros de Referência de Assistência Social e Centros de Convivência de Idosos, onde o fluxo de pessoas atendidas é maior.
Durante a manhã de hoje, os bombeiros ensinaram os servidores a parte teórica da capacitação, com a explicação sobre a teoria da proliferação do fogo, os tipos e usos dos extintores, os incêndios, as estruturas das edificações, acidentes domésticos que costumam gerar incêndio e quais devem ser os cuidados com energia elétrica, fogos de artificio e gás de cozinha.
Já no período vespertino serão realizadas as aulas práticas, com a queima simulada de materiais para que os servidores aprendam a manusear extintores. Além disso, haverá o ensino do manuseio do gás de cozinha, para que os servidores aprendam a extinguir eventuais incêndios.
De acordo com o coordenador de Aperfeiçoamento do Corpo de Bombeiros, tenente André Conca Neto, esse plano de aulas apresenta todas as noções básicas, para que os servidores possam contribuir para minimizar riscos em casos de eventuais incêndios e até a salvar vidas.
Isto porque, segundo ele, o potencial de atuação de um servidor da Assistência Social é muito mais amplo, visto que está em constante contato com uma parcela do público mais vulnerável aos tipos de acidentes, que são as crianças e os idosos.
“Esse é o conhecimento básico que todo mundo precisa ter, não somente para o trabalho, como para a vida. Vamos passar conhecimentos de modo a que os servidores nos auxiliem, porque o Corpo de Bombeiros não está presente no princípio dos incêndios: quando chegamos o fogo já se alastrou. Então, se as pessoas tiverem noções de como agir logo no princípio, o incêndio não cresce, diminuindo prejuízos materiais e salvando vidas”, explica.
Ainda segundo o coordenador, o segundo dia de capacitação será dedicado ao atendimento pré-hospitalar. Os servidores vão aprender como agir e identificar os tipos de mal súbito, como acidente vascular cerebral e ataque cardíaco, e acidentes domésticos como engasgo, afogamento, queimaduras e picaduras de animais peçonhentos.
“A maioria desses casos toma uma amplitude maior e pode trazer sequelas ou levar à morte, porque muitos não têm o primeiro atendimento feito corretamente. Então, costumo dizer que, realizando essa capacitação, estamos salvando vidas indiretamente, pois é por meio do nosso trabalhado que deixamos as pessoas aptas a intervir nessas situações e a salvar vidas”, assegura o tenente.
A servidora Eliana Camargo, do Centro de Referência de Assistência Social Dom Aquino, avaliou como positiva a parceria entre a Assistência Social e Corpo de Bombeiros. “Esta é uma capacitação muito interessante, pois estão sendo ensinadas coisas que eu não sabia e até muitas que eu fazia errado. Então, avalio como uma grande realização da secretaria e espero não precisar usar nunca, mas que, se precisar, eu consiga me lembrar de tudo que estou aprendendo aqui”, afirma.
A capacitação desta primeira turma se encerra na quinta-feira (10) - e a previsão é de que pelo menos mil servidores sejam capacitados até o mês de maio, em 20 turmas. A expectativa, segundo secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, é de que, após a capacitação, todos os servidores consigam responder prontamente a situações que porventura venham a ter que lidar.
“Preparar nossos servidores para estarem prontos para as adversidades que podem ocorrer com os cidadãos que frequentam nossas unidades é extremamente importante. Estamos falando em salvar vidas através de primeiros socorros, e saber o que fazer nas situações de emergência, como início de incêndio ou necessidade de evacuação de prédios. Esperamos, assim, poder melhor atender a população, principalmente nas situações de adversidades”, finaliza o secretário.