Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / BALANÇO 2018
09 de Janeiro de 2019 17h00
Serviços Urbanos avança em ações de zeladoria e embelezamento da cidade
Responsável pela execução de serviços voltados à limpeza, tratamento de resíduos sólidos, manutenção da iluminação e outras importantes ações de zeladoria, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos tem buscado contribuir diuturnamente com a transformação de Cuiabá. Nestes dois anos de gestão, a Pasta tem desenvolvido dezenas de atividades e conquistado avanços significativos em áreas essenciais para o progresso sustentável da cidade.
Na entrevista abaixo o titular da Pasta, José Roberto Stopa, fala sobre a evolução das atividades da Secretaria durante os últimos dois anos e aponta ações que estão planejadas para 2019.
Quais as principais ações da Secretaria de Serviços Urbanos nestes dois anos de gestão?
José Roberto Stopa - Estamos em um processo contínuo de evolução e um deles, que posso destacar, é o programa Cata-treco, que foi implantado nessa gestão. Ampliamos o número de caminhões disponibilizados e, atualmente, estamos oferecendo à população um canal de agendamento da retirada dos materiais a serem descartados. Isso qualifica e melhora a limpeza pública em Cuiabá, já que, dessa forma, só irá jogar um objeto velho em área de preservação aquele que realmente não tiver respeito pela cidade e pelo meio ambiente.
Além do Cata-teco, quais as outras contribuições da Secretaria para o desenvolvimento do município?
José Roberto Stopa - Na verdade, o Cata-treco é uma das atividades que tem avançado muito. Junto temos outras ações como, por exemplo, nosso projeto de revitalização de praças, que é um grande sucesso. Em dois anos chegamos a entregar mais de 50 espaços reformados, com uma série de incrementos que melhoram a qualidade de vida do cidadão. Temos o projeto Cidade Viva, que conta com a parceria de artistas plásticos cuiabanos no trabalho de pintura dos viadutos e embelezamento de Cuiabá.
O Mutirão da Limpeza também tem sido uma grande ferramenta utilizada na zeladoria da cidade. Nestes dois anos chegamos a mais de 150 bairros atendidos e isso, obviamente, impacta diretamente na saúde da cidade, que tem seu bairro limpo, livre de bolsões de lixo. Ainda estamos implantando um novo modelo de coleta de lixo, no qual o custo será mensurado pela quantidade de resíduos recolhidos, tornando mais justo o pagamento pela atividade e ampliando a execução do serviço.
Qual o maior desafio enfrentado durante esse período?
José Roberto Stopa - No poder público, o maior desafio está na questão financeira. Sempre trabalhamos com um limite de orçamento que, infelizmente, não é o suficiente para realizarmos tudo aquilo que a cidade precisa. Dessa forma, temos que atuar no sentido de baratear os custos ao máximo, otimizar os gastos, conseguir definir aquilo que pode ser feito com mão de obra própria para que, ao fim, consigamos desenvolver um grande número de ações dentro do nosso limite orçamentário.
Qual o planejamento da Pasta para o ano de 2019?
José Roberto Stopa - Temos uma série de obras a serem entregues em comemoração aos 300 anos da Capital. Uma delas é o Parque da Família, que vamos entregar em abril. Além disso, vamos continuar ampliando a atuação dos nossos serviços. Planejamos a entrega de pelo menos outras 50 praças, somente neste ano.
Isso significa que estaremos batendo um recorde de entregas de espaços de lazer aos cuiabanos. Isso é extremamente positivo e benéfico, pois nossas praças são equipadas com academia ao ar livre, brinquedos para criança, uma boa iluminação, dentre outros equipamentos que dão vida a esses locais e estimula o seu uso.
Como a Secretaria procura envolver o cidadão no processo de melhoria da cidade?
José Roberto Stopa - Temos uma grande parceria com as Associações de Moradores, entidades organizadas e com o público em geral. Uma boa parte dos nossos programas são desenvolvidos com participação efetiva do cidadão. É importante ter essa interação com as comunidades, pois, além de demonstrar nosso respeito pelo cidadão que paga seus impostos, também faz com que consigamos ampliar nosso campo de atuação. Por isso, temos estabelecidos alguns dias da semana em que recebo a população no meu gabinete, para colher demandas e, juntos, debater melhorias para os bairros.