Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / Mantendo a limpeza
23 de Dezembro de 2015 14h08
Serviço de coleta de lixo terá reforço nos feriados de final do ano
A Prefeitura de Cuiabá intensifica neste período festivo, as ações de limpeza, coleta de lixo e fiscalização. As equipes vão receber reforços para que os serviços não sofram alterações e a cidade se mantenha organizada. Além do cronograma de coleta e limpeza, a prefeitura também, manterá em vários pontos da cidade, fiscais de ordem comportamental, com o objetivo de combater as práticas negativas do descarte dos resíduos, com orientações à população.
De acordo com dados da Secretaria de Serviços Urbanos do município, neste período de festas, há um aumento de até 30% na produção de resíduos sólidos urbanos, chegando a uma porcentagem mais elevada nos horários de grande fluxo.Isso Representa de 700 a 900 toneladas dias, de lixo pelas ruas, terrenos, becos, córregos e rios, trazendo impactos diretos à natureza e a saúde humana.
“Montamos um cronograma e contratamos mais pessoal para que a população não fique sem os serviços de coleta e limpeza e a cidade permaneça em condições boas de higiene e receba as comemorações e visitantes em ótimas condições”, pontua Abel Nascimento, diretor de Resíduos Sólidos.
Segundo Abel, as festas de fim de ano em nossa sociedade são marcadas pelo excesso de consumismo, que gera o aumento na produção de lixo. Por isso, nessas épocas dobramos os trabalhos e aproveitamos também, para realizar orientações à população. Que em sua maioria, é responsável pelo acúmulo de resíduos pela cidade.
“Sabemos que não depende somente da equipe de coleta. A população em geral, precisa se conscientizar das suas obrigações quanto à manutenção da cidade. Por isso, além dos serviços de coleta, também realizamos as ações de orientação e fiscalizamos os pontos críticos da cidade. Uma vez que não há uma educação ambiental, não há trabalho de manutenção que consiga organizar a limpeza de um ambiente”, explica.
A prática de descarte de resíduos em locais inadequados como nos terrenos, é crime e gera multa no valor de R$ 332,00 a R$ 2.820. Abel orienta a população a procurar algum dos pontos de coleta existentes em Cuiabá. “As pessoas devem armazenar seus lixos de maneira correta e descartá-los nas áreas destinadas à recebê-los, como as cooperativas, que fazem um ótimo trabalho de reciclagem, separando os resíduos de maneira correta, não agredindo a natureza e nem a saúde humana e dos animais. Assim manteremos as ruas limpas, organizadas e garantiremos nosso bem-estar”, recomenda.
Sobre a aplicação das multas, o diretor diz que não resolve o problema, mas pode inibir bastante a recorrência deste lançamento indiscriminado de resíduos no lugar errado. “Há um efeito didático poderoso quando o que está em jogo é o risco de prejuízo financeiro”, conclui.
Além dos bairros da baixada cuiabana, a equipe também estará presente nas perimetrais da estrada da Chapada, até a casa do mel, Coxipó do Ouro, Guia, Aguaçu, BR 364 – Comunidade do Arica, região de Santo Antônio, limite do Posto Policial e adjacências.
As cooperativas que mantêm parcerias com a Prefeitura de Cuiabá são a Coorepam, Coopunião, Coopermar e Acamarc.
Denúncias de práticas de despejo de lixo em terrenos baldios e outras áreas inapropriadas, podem ser feitas pelos números (65) 9243-6502 e 3645-5500.