Notícias

Mobilidade Urbana / ROTAS ALTERNATIVAS

30 de Junho de 2018 08h00

Semob prepara operação de trânsito para auxiliar na corrida Homens do Fogo

ANA CLAUDIA FORTES

Lenine Martins/Sesp-MT

Arquivo

Neste domingo (01) será realizada a 32° Corrida Homens do Fogo em Cuiabá, que é uma das mais antigas e tradicionais provas de rua da cidade. Para 2018, espera-se mais de 1500 corredores e a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) preparou uma operação para o trânsito e transporte da Capital. A competição terá início às 7h com previsão de término às 9h.

A corrida será dividida em duas categorias, sendo elas: geral e bombeiro militar, com percursos de 10 quilomêtros e cinco quilômetros, em que tanto a largada quanto a chegada acontecerão na Arena Pantanal. A Semob irá interditar as vias a partir das 6h30, disponibilizando cerca de 70 agentes de trânsito, que ficarão distribuídos em 52 pontos do roteiro da corrida. Os agentes farão a coordenação dos motoristas que passarem pelo local, além do trabalho de batedores durante o percurso. também atuarão na área de segurança policiais militares e o Corpo de Bombeiros.

Rotas de desvio

Em Várzea Grande haverá dois pontos de bloqueios: um na Ponte Mario Andreazza e outro no Bairro Ponte Nova, pouco antes da ponte. O condutor de Várzea Grande que precisar acessar Cuiabá, terá que utilizar a estrada pelo do bairro Porto ou da Ponte Sérgio Motta.

Os munícipes dos bairros Cidade Verde, Novo Terceiro e Cophamil, terão que se deslocar até a rotatória do bairro Coophamil, onde haverá um corredor de cones, dando vazão para a saída, sentido à Ponte Nova, seguindo para Várzea Grande.

Condutores na Avenida Miguel Sutil terão que acessar o bairro Santa Isabel até a antiga rota de desvio, ingresando na Trincheira Ciríaco Cândia, tendo assim a opção de ir para Várzea Grande.

O motorista que tiver interesse de ir para a Avenida da FEB, deverá seguir até a rotatória do Circulo Militar e Avenida das Flores, que estarão livres.

Acesso a Policlínica

A entrada à Policlínica do Verdão será pela Rua Traçaia (Rua da Todimo). Por ser tratar de uma rua contramão, neste domingo, ela será liberada como rua de acesso, sendo operada por agentes na chamada “efeito torneirinha”, em que o agente de trânsito libera conforme o fluxo.

Transporte Coletivo

As linhas Santa Terezinha/Santa Amália (605) e Parque Cuiabá/Santa Isabel (609), somente entrarão no bairro Santa Isabel, retornando ao centro pela Círculo Militar. As linhas Vila Verde/Centro (603), Coophamil/Centro (101) e Cidade Verde/Centro (106) terão interdição até a Avenida Miguel Sutil. Dentro dos bairros Cidade Verde e Coophamil haverá ônibus circular para atender a demanda durante o período da corrida.

Percurso

A corrida terá dois percursos, com largadas simultâneas, sendo o primeiro de aproximadamente 10 km e o segundo de 5 quilômetros. O mais longo terá a largada na rua Ranulfo Paes de Barros, seguindo pelas avenidas Agrícola Paes de Barros e Miguel Sutil, sentido Ponte Nova, pegando a Avenida Beira Rio sentido Orla, indo até o Aquário, retornando para a Arena Pantanal.

Já o percurso de 5 km também terá largada na Ranulfo Paes de Barros, seguindo pela avenida Agrícola Paes de Barros e Miguel Sutil, retornando após o trevo do bairro Cophamil, voltando para a Arena.