Mobilidade Urbana / Já está valendo
22 de Junho de 2015 12h08
Semob pede atenção à sinalização nos trechos onde o binário começou a funcionar
No primeiro dia de funcionamento do Sistema Viário Binário em trechos das avenidas São Sebastião e Ipiranga, cerca de 40 agentes de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá estarão trabalhando nos períodos da manhã e tarde desta segunda-feira (22) no monitoramento do tráfego e orientação dos motoristas que trafegarem por estas vias. A partir das 18h, pelo menos 20 agentes estarão monitorando os trechos.
O sistema de mão única começou a funcionar às 6h30 na Avenida São Sebastião entre a Avenida Dom Bosco e a Rua Prefeito Franscival de Brito, sentido Cidade Alta, e na Avenida Ipiranga entre as ruas Maurício Cardoso e Avenida Dom Bosco, sentido bairro-centro. Pela manhã, técnicos da Semob retiraram semáforos em alguns cruzamentos que, por causa do funcionamento do tráfego em mão única, não terão mais utilidade.
Na avaliação do secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França, de um modo geral o trânsito fluiu bem nesta manhã após as mudanças. Ele enfatiza que é importante os motoristas respeitarem as novas sinalizações, para evitar situações como a verificada no cruzamento da Avenida São Sebastião com a Rua Tenente Thogo da Silva Pereira.
Conversão proibida
“Por volta das 7 horas houve um grande fluxo de veículos porque ali tem um colégio e alguns pais não estavam respeitando as sinalizações, gerando conflito ao estacionarem de maneira irregular para deixar seus filhos”, explicou o secretário. Na Rua 8 de Abril, nos cruzamentos com a São Sebastião e Ipiranga ocorreram alguns problemas com os motoristas fazendo conversões proibidas. “Todos estes locais estão sinalizados. É importante que os motoristas prestem atenção às placas”, alertou Thiago França.
Os motoristas também devem ficar atentos quando estiverem trafegando pelas ruas transversais que cortam a São Sebastião. Placas instaladas pela Semob alertam para a proibição de conversão para entrar na São Sebastião, sendo bairro-centro.
Linhas de ônibus
O usuário do transporte coletivo na Capital deve ficar atento também à circulação dos ônibus nos trechos onde funciona o binário. Três linhas passam pela Avenida São Sebastião, no sentido centro-bairro: a linha 101/Coophamil-Centro, a 609/Parque Cuiabá-Santa Izabel e a intermunicipal 008, que vem de Várzea Grande até o centro de Cuiabá. Com a implantação do sistema binário, não haverá mudança para a linha 609 no sendo centro-bairro. A alteração ocorre no sentido bairro-centro. A partir da Avenida Agrícola Paes de Barros os ônibus passam a circular pela Avenida Ipiranga até a Avenida Dom Bosco, onde retoma o seu itinerário normal.
Já a linha 101 não terá alteração no sentido bairro-centro. No sentido centro-bairro os ônibus passam a trafegar a partir da Avenida Senador Metelo pela Avenida Rui Barbosa, Avenida 8 de Abril e Avenida São Sebastião até a Avenida Jornalista Alves de Oliveira, onde volta ao seu itinerário normal. Já a linha 008 continuará com seu itinerário normal.
Outras medidas
As novas medidas no trânsito que começaram nesta segunda-feira fazem parte do projeto “Abrindo Caminhos” da Semob e que visam melhorar a fluidez do trânsito. Até dezembro, mais cinco sistemas binários serão criados em ruas e avenidas nos bairros Araés, Jardim Tropical, Poção e Centro da Capital.
O projeto prevê, ainda, a melhoria da sinalização viária horizontal e vertical em várias regiões, reprogramação semafórica, adequações viárias que incluem a instalação de semáforos, recortes de canteiros, fechamento e abertura de canteiro, facilitando o trânsito em áreas consideradas Polos Geradores de Tráfego, localizadas próximos a hospitais e shoppings.
“Trânsito não envolve só o carro. Os projetos visam passar para a sociedade um conceito de mobilidade de uma maneira mais macro, pensando na abertura de vagas para estacionamento, na travessia de pedestres, no acesso ao comércio”, finalizou Thiago França.