Mobilidade Urbana / COMBATE AO CORONAVÍRUS
27 de Abril de 2020 16h10
Semob monitora sistema de transporte público no 1º dia de retorno gradual do segmento econômico
Após o decreto 7886/2020, editado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, autorizando à retomada gradativa do comércio a partir desta segunda-feira (27), a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa que vem monitorando o sistema de tranporte público. Os dados coletados neste primeiro dia de retomada das atividades servirão para adoção de novas medidas, mas resguardando ações preventivas à disseminação do novo Coronavírus.
Conforme o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, não se trata de uma liberação a todo público do sistema de transporte. A partir de hoje, os servidores da saúde (nas redes pública e privada), trabalhadores dos serviços essenciais e quem atua desempenhando funções nos comércio, estão autorizados a utilizar os coletivos. Os trabalhadores do comércio, deverão apresentar um crachá funcional, estar devidamente uniformizado ou apresentar a Carteira de Trabalho, a fim de evitar filas e aglomerações.
“Já estamos preparados para atender a demanda. Se necessário, 60 novos veículos serão disponibilizados para atender os usuários que precisam dos serviços do transporte público”, declarou o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo. Atualmente, por medida de segurança e para ampliar o isolamento social, circulam diariamente, 90 coletivos.
O secretário pondera ainda que a mudança estabelecida para início das atividades do comércio, das 10h às 16h, segundo o decreto 7886/2020, é um importante aliado para evitar aglomerações. Ele reconhece que problemas pontuais foram registrados e garante a resolução das demandas. “Fiquem tranquilos que estamos preparados".
Além da restrição de público, cada coletivo só pode realizar as viagens com 50% de sua capacidade. Os ônibus também são higienizados para reforçar as medidas de biossegurança. “Com isso, vamos construindo uma Cuiabá mais segura, responsável e que começa a retomar suas atividades, de forma gradativa, pensando acima de tudo na saúde e na vida da população”, ponderou o prefeito Emanuel Pinheiro.
O plano de ajustes foi tomado por meio do decreto 7886/2020. Desde o mês de março, a gestão municipal adotou medidas para evitar à disseminação do novo Coronavírus, como a limitação da frota de coletivos na capital. "As medida são duras, mas necessárias para evitar que Cuiabá sofra os impactos da Covid19. É o momento de atuar preventivamente", disse o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.