Notícias

Mobilidade Urbana / Capacitação

11 de Maio de 2016 15h56

Semob concede treinamento de pilotagem defensiva para novos soldados do Exército

LUCIANA SOUZA

Marcos Vergueiro

Arquivo

Agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá ofereceram na manhã desta quarta-feira (11), um treinamento de pilotagem defensiva para mais de 40 novos soldados do Comando da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército. A aula acontece uma vez ao ano e visa trabalhar junto aos novos soldados comportamento, técnicas teóricas e práticas no trânsito.

O coordenador de Operações e Fiscalização de Trânsito da Semob, Pablo Bosse, explicou que estas ações em conjunto com outros órgãos são de extrema importância pelo mapa que o Brasil apresenta atualmente, em números de acidentes e mortes no trânsito.

“Temos um realidade muito cruel hoje, no Brasil. Mais de 50 mil mortes por ano causadas por impactos de motocicletas. E estes treinamentos são tentativas de baixarmos essa estatística. Às vezes, a sociedade tem uma visão errada do trabalho que buscamos realizar. Mas sabemos que não vamos conseguir mudar do dia para noite algo que se perpetua há décadas. É aos poucos, com paciência e colaboração de todos, que vamos desenhar uma nova realidade para nosso país,” disse Pablo.

Durante o treinamento os soldados receberam informações sobre as principais causas de acidentes com motocicletas, infrações e o que pode ser feito para evitá-las. Também foi exposto o impacto que a situação causa nos cofres púbicos.

“Fizemos um levantamento dos internados no Pronto Socorro de Cuiabá. É alarmante os números. Lá 70% dos internados são por acidentes de trânsito, sendo que desse total, 65% são com motocicletas. Isso impacta diretamente no financeiro da saúde, que deixa de aplicar recursos em melhorias de estrutura e aparelhos. E a primeira causa, a maior responsável por tudo isso, é a falta de conscientização, educação no trânsito. O respeito pela vida. Temos que tratar na raiz do problema obter resultados positivos, que refletiram em todos os outros setores”, ressaltou Pablo Bosse.

Também colaborou com o treinamento o gerente e instrutor de pilotagem da Kawasaki, João Marcelo Ruiz. Ele explanou sobre as técnicas de pilotagem, que auxiliam na prevenção dos acidentes. “Estar atento e tomar decisões assertivas e rápidas, na maioria, são os pontos para evitar os acidentes. Por isso chamamos o treinamento de defensivo. Usamos pouco a parte racional e deixamos o emocional invadir, ficando ansiosos, nervosos e acabamos provocando sérios problemas,” pontuou Marcelo.

Para o 1° tenente da Brigada, Igor Andrade, que acompanhou o treinamento, o trabalho realizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana, do Marcelo, é sempre bem aproveitado pelos soldados e os auxiliam a entender o funcionamento do trânsito em uma visão de quem lida com os extremos todos os dias. “Agradecemos a disponibilidade dos gestores municipais de sempre estarem dispostos a colaborar conosco. Sabemos que não construirmos nada sozinhos. A parceria é de grande importância no processo”, agradeceu.

 

Estatísticas - Números dos últimos dois anos mostram que no Brasil, 50 mil pessoas morrem e 500 mil ficam feridos por ano. Os motociclistas estão envolvidos em mais da metade das causas desses, sendo 60% dos atendimentos emergenciais feitos pelo SAMU são de motocicletas. As principais causas são excesso de velocidade, desatenção, uso de drogas. As infrações mais cometidas são avançar o sinal vermelho, transitar com veículo em local proibido como, calçadas, passeios, passarelas e transitar em alta velocidade em vias não permitidas.