Notícias

Mobilidade Urbana / Intercâmbio

01 de Julho de 2016 17h10

Semob apresenta em Fórum Paulista experiências colocadas em prática no trânsito de Cuiabá

CARLOS MARTINS

Divulgação SEMOB

Arquivo

O secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá, Thiago França, participou nesta sexta-feira (1º), em Guarulhos (SP), da 87ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, em comemoração aos 25 anos do Fórum Nacional, que é organizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Thiago, juntamente com o diretor de Trânsito, Gustavo Albino, relatou no encontro as experiências exitosas postas em prática na capital mato-grossense.

Paralelamente ao encontro, realizado no Centro Cultural e Educacional Adamastor, aconteceu também a 64ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana.  O Fórum, que começou ontem, terminou na tarde desta sexta-feira.

“Aproveitamos a oportunidade para explicar como funciona o nosso Centro de Controle de Mobilidade e também para falar sobre o Portal de Mobilidade Segura”, explicou Thiago França, que durante o evento nesta sexta-feira coordenou o painel Qualidade da Mobilidade. Durante o evento, o diretor de Trânsito da Semob, Gustavo Albino, fez a apresentação do Call Center Educativo.

O encontro nestes dois dias reuniu mais de 300 participantes de 37 municípios do País.  Presente ao evento, o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, disse que o encontro foi uma oportunidade para a troca de experiências bem sucedidas e um intercâmbio com secretários e dirigentes de outras cidades na área de tecnologia.

Neste segundo dia do Fórum, os participantes debateram sobre o financiamento de mobilidade. Um estudo da ANTP/FGV mostrou como os recursos podem ser captados para a implantação de novas infraestruturas e o custeio do transporte coletivo. O presidente do Fórum Paulista e secretário de Transportes de Guarulhos, Atílio André Pereira, apresentou um vídeo mostrando as melhorias no sistema de transporte da cidade, com a construção de terminais, renovação da frota e implantação do Bilhete Único.  

Além do sistema de biometria facial já usado em alguns ônibus na cidade, mostrado pela Guarupass (Associação das Concessionados do Transporte Público de Guarulhos), foram apresentados também os ATMs (Automated Teller Machine), que são máquinas onde os usuários poderão fazer a recarga do Bilhete Único. Os usuários, que já contam com 121 postos fixos para fazer a recarga, poderão até o final de julho utilizar 11 destas máquinas, das quais seis serão instaladas nos terminais de autoatendimento e cinco nos terminais de ônibus. 

(Com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guarulhos)