Notícias

Mobilidade Urbana / BALANÇO

05 de Junho de 2023 16h15

Semob alcançou quase 1,7 mil pessoas em campanha educativa 'Maio Amarelo'

FERNANDA LEITE

Um total de 1.665 pessoas foram alcançadas diretamente pela campanha Maio Amarelo que neste ano trabalhou a temática: “No trânsito, escolha a vida” desenvolvida pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e parceiros. A campanha está em sua 10ª edição e conscientizou motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas sobre as escolhas diárias no trânsito.  Em Mato Grosso, o Maio Amarelo foi estabelecido pela Lei 10.415 de 26 de julho de 2016, de autoria do ex-deputado estadual e atual prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Levantamento de ações aponta que foram abordadas 550 pessoas em blitzes educativas onde os agentes de trânsito conversaram com os motoristas sobre a importância de usar o cinto de segurança, beber e não dirigir/pilotar, respeitar o pedestre, respeitar a velocidade permitida das vias, e demais orientações que constam no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).  Também foram realizadas palestras para 350 pessoas em oito empresas na capital. Além disso, os agentes de trânsito do setor de Educação de Trânsito da Semob realizaram palestras para alunos de escolas públicas e privadas. Foram cerca de 670 alunos orientados sobre a educação no trânsito. 

"Este ano a campanha Maio Amarelo completou 10 anos de ação e é um movimento internacional e que leva as pessoas a conscientização pelo alto índice de mortes e acidentes de trânsito. Em Mato Grosso, o Maio Amarelo foi estabelecido pelo prefeito Emanuel Pinheiro, quando ele foi deputado. E a Prefeitura cumpre e promove as ações educativas colocando motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas para usar a consciência com respeito e gentileza para fazer um  trânsito mais seguro e humanizado. Cabe ressaltar que a maioria dos sinistros (acidentes) de trânsito foi fruto de uma escolha errada. O Brasil, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS),  continua entre os países campeões de ocorrências, ocupando o  terceiro lugar com mais mortes no trânsito", comentou o secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Juares Samaniego.

Conforme o diretor de Trânsito da Semob, Michel Diniz, a pasta realizou ações de conscientização com ações de orientações e palestras em diversas empresas da capital, ações no trânsito com os agentes e também ilustrações de acidentes com carros batidos com mensagens para alertar os motoristas. "Os condutores foram abordados com panfletos explicando as regras e normas do trânsito e sobre a conscientização do Maio Amarelo. Lembramos os condutores sobre  a quantidade de vítimas que tivemos no  Brasil nos anos anteriores e que, todos tenham consciência para diminuirmos esses números", disse. 

A Semob também participou de atividades desenvolvidas pelo Detran-MT, juntamente com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e outras instituições que atuam no trânsito.