Mobilidade Urbana / Ajustes
15 de Junho de 2016 17h05
Semob adia alterações no trânsito da Avenida Senador Metelo
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) decidiu adiar as mudanças no trânsito da Avenida Senador Metelo, previstas para início de operacionalização a partir da próxima segunda-feira, dia 20 de junho. A busca de uma rota mais adequada para o tráfego da linha de ônibus 101 (Coophamil/Centro), que seria desviada, e também o fato de que algumas obras de mobilidade ainda não foram concluídas na Avenida 8 de Abril – que poderia ser uma das vias para acessar o centro -, estão entre os motivos do adiamento.
Conforme o plano previsto, o trecho da Avenida Senador Metelo entre a Rua Barão de Melgaço e a Avenida São Sebastião, que hoje é mão dupla, se tornaria sentido único em direção à Avenida 8 de Abril. Para o secretário Thiago França, a tendência é que os motoristas que trafegam no sentido bairro/centro poderiam optar por seguir pela Avenida 8 de Abril, só que nesta via ainda estão em andamento algumas obras que, uma vez concluídas, vão melhorar ainda mais o fluxo de veículos.
“Já foram concluídas algumas obras na 8 de Abril, como a construção de um pontilhão que facilita o acesso ao centro. Só que o planejamento inclui a instalação de uma rotatória na esquina da Avenida 8 de Abril com a Rua Barão de Melgaço, obra prevista para ser executada nos próximos dias”, explicou Thiago França.
Conforme o secretário, as obras de revitalização iniciadas nesta semana na Senador Metelo, com a instalação de placas de sinalização, continuam e serão concluídas. “Posteriormente a prefeitura irá informar a data de início da operacionalização da alteração na Senador Metelo. Por enquanto, o trânsito continua como está na região”, acrescentou o secretário.
Transporte coletivo
Em relação ao transporte coletivo, com as mudanças previstas na Senador Metelo, os ônibus da linha 101 que trafegam pela Avenida Ipiranga não poderiam mais entrar na Senador Metelo à direita; deveriam acessar uma rua antes da Senador Metelo, a Rua Vicente Maria Botelho, entrar na Av. Dr. José Feliciano Figueiredo, e depois seguir por outras vias até acessar a Comandante Costa. Só que os técnicos da Semob entenderam que o itinerário do ônibus pode ser melhorado, já que o plano original previa também a circulação por outras vias locais, que podem não ser adequadas para suportar o fluxo.
França informou, ainda, que está sendo também concluída a instalação de sinalização na Avenida 8 de abril orientando os motoristas para que utilizem o pontilhão construído pela prefeitura sobre o córrego para acessar a Rua Joaquim Murtinho.
Sem o uso do pontilhão, para se dirigir ao centro, o motorista deve subir até a Barão de Melgaço. Seguindo pela Barão, o condutor entra na primeira rua à direita, a Feliciano Galdino, e depois entra na primeira à esquerda, a Joaquim Murtinho. “Ao usar o pontilhão, o condutor tem acesso direto à Rua Joaquim Murtinho”, explicou Thiago França.