Educação / SEMINÁRIO EDUCAÇÃO BÁSICA
31 de Julho de 2019 10h30
Seminário de Educação Básica em Cuiabá debate a formação Humana
Uma das palestras do encontro de formação para professores da rede pública de ensino, no III Seminário da Educação Básica, foi da Aprendizagem nos Ciclos de Formação Humana. A palestra foi ministrada pela doutora em Educação, Andrea Fetzner, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Fetzner faz parte do Programa de pós-graduação da mesma universidade, e ministra palestras sobre o tema em todo o país. Segundo a pesquisadora, a organização escolar em ciclos requer o desenvolvimento da criança para que ela possa assimilar melhor o conteúdo. A escola por ciclos de formação propõe um tipo de organização, que se exige que a aprendizagem aconteça e a escola tenha alguns cuidados com o tipo de planejamento, e com o tipo de atividade que se propõe na sala de aula para que o aluno aprenda.
“Na escola em ciclos é importante que as diferenças entre as coisas que os alunos sabem e não sabem, numa mesma sala, possam ser aproveitas pelos professores na hora de organizar a aula, sendo essa, a base da nossa discussão no Seminário”, explicou Andrea Fetzner.
Na opinião da pesquisadora, nesse contexto, é importante questionar porque a escola não trabalha com o conhecimento anterior adquirido, para fazer o agrupamento na sala de aula, e como se trabalha nas escolas em que se agrupa por idade, como fazer para que as crianças não reprovem e de fato aprendam, isso acontece com uma série de cuidados que as escolas devem tomar. “Um desses pontos é escolher o que vai se trabalhado, ou seja, buscar temáticas interessantes para os estudantes, temáticas que provoquem o engajamento no estudo. A escola precisa provocar o aluno a se desenvolver, mesmo que ele não esteja lendo e escrevendo”, destacou a pesquisadora.
Ela observa que a mudança provocada pela escola em ciclo, é dar referência onde se quer chegar com o aluno, quando ele é criança, quando é pré-adolescente ou adolescente, referências do desenvolvimento humano.
De acordo com Andrea Fetzner, todo o processo de aprendizado na escola é uma troca de experiências de vida, prática que alunos e professores fazem com frequência, o que é de fácil percepção na sala. “Em toda turma observamos que tem crianças que sabem coisas muito diferentes do restante da sala, então nunca devemos entrar na sala e achar que a criança não sabe nada. Temos saber o que elas sabem, para mobiliza-la a saber mais. Dentro da sala de aula tem que haver trocas”, salientou.
Para a pesquisadora o processo de aprendizagem nos ciclos de formação humana das escolas, é algo comum nas instituições públicas e privadas, tempos em que se discute como organizar melhor as escolas, e como as crianças vão aprender mais e melhor. “Por princípio organizando por conhecimento anterior adquirido, por idade aproximada que são os ciclos, ou organizando e misturando tudo isso que são as escolas por projetos”, detalhou ainda afirmando que as constituições das escolas nessas modalidades com series, ciclos e projetos, constituem uma preocupação. “Como fazer uma escola que seja atenta com a modernidade e diversidade, qual é o sentido de uma escola e como ela envolve melhor, para que ela possa fazer sentido, ou seja, para que ela possa fazer com que a pessoa enxergue mais coisas no mundo, por que sem a escola não se enxerga”.