Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Alternativa
22 de Março de 2016 16h10
Seminário aborda desafios para inserção de pescado na alimentação
Concluindo mais uma etapa da programação que antecede as vendas do projeto Peixe Santo 2016, a Prefeitura de Cuiabá, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), promoveu nesta terça-feira (22), o 3º Seminário “A Importância do Consumo de Pescado na Alimentação e Saúde da População”.
A palestra é voltada para alunos e professores das áreas de nutrição, ciência e tecnologia de alimentos, medicina veterinária e engenharia de alimentos. Esta edição trouxe discussões sobre as dificuldades e desafios para a inserção do pescado na merenda escolar em Mato Grosso, programas de autocontrole em frigoríficos, diagnóstico da piscicultura, além de perspectivas e oportunidades de implementação de pescado no Estado.
“Estamos em segundo lugar na produção nacional de pescado e vivenciamos um momento oportuno para discutir, identificar o perfil do consumidor e reforçar as características que fazem do peixe um alimento saudável”, destacou o professor da UFMT Jorge Luiz Pérez.
Para o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Alex Jony Silva, a parceria com as universidades e instituições contribui na divulgação e incentivo do consumo de forma direta e indireta.
“Além de repassar mais conhecimento aos alunos, as atividades extracurriculares e o início das vendas do peixe com preço acessível, são uma forma de aproximação com o consumidor final que, em alguns casos, não tem o hábito de comer peixe e passa a ter”, lembrou o secretário.
O evento conta também com a parceria da Universidade de Cuiabá (UNIC), Núcleo de Estudos em Pescado (Nepes), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Faculdade de Tecnologia Senai Cuiabá, Conselho Regional de Nutricionistas e Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA/MT).
VENDAS DO PEIXE SANTO
As vendas da 25ª Edição do Peixe Santo ocorrem no período de 23 a 25 de março em 30 pontos espalhados pela cidade, das 7h30 às 20h. Na sexta-feira (25), os pontos fecham às 14h.O peixe redondo (sem vísceras e escamas) será vendido a R$ 11,50 o quilo e peixe de couro (sem vísceras) a R$ 18,00 o quilo. Entre as espécies disponíveis estão Pintado, Tambatinga e Pirapitinga.