Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Semana do Idoso
09 de Outubro de 2014 11h15
Seminário aborda a vulnerabilidade e a violência doméstica contra idosos
O encerramento da 8ª Semana do Idoso trouxe a discussão de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida desta faixa etária. Com o seminário “Enfrentando a Vulnerabilidade e Violência contra a Pessoa Idosa”, hoje (09), assistentes sociais e demais profissionais do ramo abriram o debate sobre como proteger a integridade física e psicológica dos idosos.
“Nossa proposta é conscientizar a sociedade para a mudança de atitude em relação a eles. A população idosa tem aumentado no Brasil, mas percebemos que políticas públicas que atendam a essa demanda não tem acompanhado este crescimento. Aqui queremos colocar em pauta medidas positivas que defendam os idosos e lhe concedam uma qualidade de vida muito melhor”, revela o secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Junior.
O seminário visa ampliar o atendimento ao idoso, além de orientar os profissionais sobre como lidar com casos mais delicados, que envolvam violência doméstica ou agressão psicológica.
“Lidamos com muitos casos de agressão ao idoso onde o problema acontece dentro do seu ambiente familiar. Em algumas situações, a vítima nem quer informar com detalhes mais precisos sobre quem é o agressor. Por se tratar de um ente querido, o idoso quer viver em harmonia com a família e evita fazer uma denúncia completa. Por isso, é fundamental sabermos aconselhar e lidar com situações delicadas como essas”, conta a promotora Salete Maria Bufalo Poderoso, da 34ª Promotoria Civil do Idoso e Deficiente.
Pensado também para aliar as ações das Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, o seminário traz a discussão para o ambiente familiar, conforme conta Jerônimo Luis Barbosa, presidente do conselho.
“Queremos chamar a atenção da sociedade e das famílias sobre essa problemática. Este fenômeno recente que é a agressão ao idoso, precisa envolver a todos”, conclui.
Também participaram do seminário Valentina Fátima Dragoni, representando a Associação da Primeiras Damas do Estado de Mato Grosso; Joilson Gonçalves da Silva, vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso e Eduardo Adrião de Araujo, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.