Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Encerramento
06 de Fevereiro de 2015 18h03
Semana Pedagógica capacita monitoras do Programa Siminina
Encerrou nesta sexta-feira (06) a Semana Pedagógica do Programa Siminina, uma capacitação dentro do cronograma proposto pela primeira-dama de Cuiabá, Virginia Mendes. As oficinas foram direcionadas à equipe técnica e monitoras que vão compor o quadro de profissionais nas unidades em diversos bairros na capital. O Siminina, para a primeira-dama, é um programa social muito importante na vida de crianças e adolescentes carentes, em especial às meninas.
Conforme lembrou o secretário-adjunto de Assistência Social, César Vidotto, Virginia Mendes acompanha de perto todas as ações voltadas para o Siminina justamente pelo resgate social que o programa representa.
“O Siminina é a menina dos olhos da nossa primeira-dama e essa Semana pedagógica é importantíssima para que as atividades sejam bem desenvolvidas. Esse é um programa que tem todo nosso carinho e temos certeza que os trabalhos desenvolvidos serão cada vez melhores”, enfatizou.
Um dos palestrantes da Semana Pedagógica, o professor José Ferraz de Araújo, assessor pedagógico da Secretaria de Educação de Cuiabá, falou da importância de estar motivado para o trabalho pedagógico, uma vez que cada uma das participantes são educadoras e tem compromisso com a formação de cidadãos.
“Antes de trabalhar com jovens eu preciso me sentir autônomo, tranquilo, porque não posso dar o que eu não tenho. Trabalhei a questão das monitoras se encontrarem como pessoa e que estejam de fato prontas para trabalharem com as crianças”.
O professor elogiou o Programa e disse ser fundamental na vida dessas jovens e crianças, porque precisam desse apoio e de profissionais cada vez mais preparados para garantir que as meninas tenham uma vida melhor. “O programa contribui de forma significativa para que isso aconteça”, complementou.
Monitora há 10 anos do programa, Rosangela Pimenta resumiu a capacitação pela qual passaram como uma injeção de ânimo, com novos conhecimentos e novas metodologias para trabalhar.
“Foi uma semana muito rica. Aprendemos muito. Agora em 2015 estaremos de braços abertos para receber todas as meninas do Programa”.
Para a coordenadora do Siminina, Rosamaria Carvalho, gratificação resume a Semana Pedagógica. Segundo ela, os dois objetivos propostos foram alcançados, “que era dar subsídio necessário pra executar o trabalho cada vez melhor e o segundo é que a equipe saísse do encontro motivada, com vontade de fazer diferente e fazer melhor”.
Ela ainda contou que era visível o brilho nos olhos de cada pessoa, a cada palestra e a cada oficina a vontade de aprender.
“Isso só vem reforçar que somente através do conhecimento que você cresce. A nossa meta é ser referência nacional pelo nosso trabalho estar perto da excelência, porque um trabalho de excelência é aquele onde você da o melhor de si”, concluiu.
As inscrições para o Programa Siminina ainda estão abertas. As atividades começam após o carnaval.
SEMANA PEDAGÓGICA
A Semana Pedagógica abordou vários assuntos, como a revisão do papel de cada membro da equipe, psicologia e infância, a arte de contar histórias, a importância do planejamento, do plano de aula e de trabalhar com atividades lúdicas, bullying, inclusão social, orientação sexual, além da apresentação da equipe e suas atribuições.